Diretor esportivo da Rede Globo detalha negociação com o Flamengo para a transmissão do Campeonato Carioca

Logomarca da Rede Globo (Foto: Reprodução)

O Flamengo não chegou a um acordo com o Grupo Globo para a transmissão do Campeonato Carioca e, pelo menos até o momento, o atual campeão Brasileiro e da Libertadores, não terá seus jogos do estadual transmitidos nas TVs aberta (Globo) e fechada (SporTV), e nem no pay-per-view (Premiere).

Em entrevista ao blog do Rodrigo Capelo, no portal Globo Esporte, Fernando Manuel, diretor de direitos esportivos da emissora, falou sobre a negociação com o clube rubro-negro.

“O Flamengo possui o direito de precificar, propor e pleitear o que ele considera adequado. Há um distanciamento entre Globo e Flamengo sobre o valor. Nós desejamos um acordo com o Flamengo, acredito que eles queiram um acordo com a Globo. Contudo, existem diferenças materiais do que se pode entregar neste acordo, neste momento, e sobre as circunstâncias”, disse Fernando Manuel.

O executivo da Globo ainda justificou que o que provoca esse tipo de imbróglio é o fato da negociação ser individualizada. “Além das questões financeiras, existe um princípio sobre como lidar com os direitos de uma maneira, eu diria, mais coletiva. Em que existam critérios que levem a uma remuneração, mas não a uma precificação por etiqueta. Não queremos que alguns clubes tenham valores maiores ou menores de maneira pré-determinada. Eu diria que o grande fator que leva a essa situação é exatamente a negociação individual.”

“O Flamengo deseja ver refletido nas suas receitas um valor adicional por uma performance melhor. É normal, natural e correto que alguém dentro de um clube, que logrou resultados, queira condições melhores. A grande questão, e isso explica por que a negociação coletiva das grandes ligas funciona bem, é que a indústria precisa ser sustentável. Quando um quer ganhar mais, outro tem que ganhar menos. É preciso ter um modelo que equilibre as contas dos clubes, mas que no final envolva todo mundo. Na hora em que um não está dentro desse modelo, logicamente essa proposta não pode ser concretizada”, acrescentou.

Fernando Manuel ainda admitiu que a falta de acordo da Globo com o Flamengo irá prejudicar os outros clubes que disputam o Campeonato Carioca, já que a emissora irá pagar menos à FFERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) e aos clubes chamados pequenos.

“Quando nós compramos um campeonato aqui, e eu falo sobre os meus quatro anos de gestão, em toda e qualquer aquisição de direitos a Globo não arbitrou sobre o rateio. Nem entre clubes, nem federações. Nós compramos o campeonato. Ao entregar aquele recurso para a FFERJ, a FFERJ determina o rateio entre os clubes. Eu tenho o entendimento de que existe um valor maior para os clubes chamados grandes, por terem maior torcida, e existe uma tabela para os demais. Mas essa é uma definição das federações. Quando a gente olha para a Copa do Brasil, é a mesma coisa. Nós pagamos à CBF, e a CBF tem um critério para repartir o dinheiro com os clubes, que se paga fase a fase”, explicou.

“A partir do momento em que o Flamengo não assina este contrato, o valor diminui. Diminui porque você também não tem todos os jogos do campeonato para exibir. A não assinatura de um clube não impacta apenas na ausência do seu jogo, mas nas partidas de todos os clubes com os quais ele jogará. Além do não pagamento ao Flamengo, existe um desconto no contrato geral com a FFERJ? Sim, é verdade. Não entro no mérito dos valores. A redução no dinheiro existe porque estamos comprando um produto desfalcado, então é preciso haver um redutor no contrato em função de o produto não estar completo. Como esse desconto se dará entre os clubes, não é uma atribuição nossa. A FFERJ decidirá como fazer o rateio”, completou o diretor da Globo.

Em entrevista na última semana, durante a cerimônia de lançamento do Campeonato Carioca, o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, justificou a falta de acordo com a emissora. “Esse contrato é antigo, é de 2016, firmado em outras bases. O Flamengo tinha um outro plantel, era um outro tipo de espetáculo e de demanda pela audiência desse campeonato. Eu acho que isso mudou muito ao longo dos anos. Por outro lado, nós acompanhamos os índices de audiência… A gente pode garantir que mais da metade das pessoas que compram o campeonato carioca em todo o Brasil fazem isso por causa do Flamengo”, destacou.

“O percentual oferecido neste contrato é igual ao dos outros três grandes. O Flamengo sozinho é maior em termos de demanda do que todos os outros três somados. É muito, muito, muito inferior ao que achamos de fato que o Flamengo merece”, acrescentou o mandatário rubro-negro.

Retirado de: Torcedores

60 COMENTÁRIOS

  1. #TVFLA
    ESTÁ NA HORA DO MENGÃO TER SEU PRÓPRIO CANAL DE ESPORTES

    ASSINATURA A R$ 50,00/MÊS O MENGÃO IRIA FATURAR UMA GRANA GIGANTESCA…

  2. NÓS SIMPLES MORTAIS NÃO VAMOS VER O MENGÃO AFF TEM QUE PARA COM ESSE MONOPÓLIO TEM TANTAS REDES DE TV POR QUE SÓ ESSA GLOBOLIXO TEM QUE TRANSMITIR FIZ UMA ASSINATURA DE TV SÓ PRA ASSISTI O MENGO SOU DE MANDAGUAÇU PARANÁ E AQUI SÓ CAMPEONATO PARANAENSE E DEPENDENDO DO QUE FOR TRANSMITIR AI PASSA O PAULISTA NINGUÉM MERECE

  3. ...
  4. Alguem da globo da diretoria do famengo pensa no torcedors socios e nao socios e telesptadores em contemplar nós torcedores flamenguistas tambem como com sorteios de ingressos de camisas de viagens de veiculos e ate de dinheiro pra assitirmos os jogos seja pela TV e ou nos estádios ? Nao então quero que todos esses egoístas vão todos pra casa do chapéu .

  5. QUANDO A GLOBO CAI EM SI QUE É ELA QUE PRECISA DO FLAMENGO E NAO O FLAMENGO QUE PRECISA DA GLOBO VAI LEMBRA QUE O FLA ESTÁ EM OUTRO PATAMA
    O FLAMENGO QUE GERA MAIS RECEITA PARA A PLATINADA,VAO VIM CORRENDO E OUTRA VAO PAGAR A MAIS.

  6. O problema todo é que estas outras TVs elas não têm um departamento de fudebol tão eficiente como o da globo, a maior partes desta outras TVs só faram gerada para transmitirem cultos e filmes criados do imaginários para lavar a mentes das pessoas, a globo não tem concorrência nesta área. Se tivéssemos outras emissoras concorrentes nem se falava mais na globo. A globo é a mais poderosa as outras ficam todas muito aquém , porque fossem concorrentes estavam ai propondo valores melhor o da globo a final qual emissora que não gostaria fé transmitir um jogo do flamengo????

  7. O problema é que as outras emissoras não têm dinheiro pra bancar o campeonato carioca. A Band, está quebrada. O SBT, a TV de Silvio Santos, não paga nem a metade da proposta. Só resta a Globo com seu poderio financeiro.

  8. O Flamengo segue com 100%?de razão!
    O clube que gera mais receita para a emissora tem que ganhar nas mesmas proporções, simples assim!
    Apenas entendo que o Flamengo deve acelerar a preparação dos novos contratados e iniciar o quanto antes a inclusão deles no elenco que está disputando a competição.
    Se já existe má vontade de todos para atender as reivindicações do Flamengo, devemos cumprir exemplarmente a nossa parte oferendo o melhor espetáculo ao todos que apreciam o bom futebol.
    E a GLOBO que se vire!
    🔴⚫️

  9. OS OUTROS CLUBES DO RIO ACEITAM QUALQUER COISA QUE DEREM PORQUE NÃO PODEM COBRAR, O FLAMENGO ESTÁ COBRANDO O VALOR DA globo PORQUE MERECI, FEZ POR ONDE AJUSTOU SUAS DÍVIDAS, EMPRÉSTIMOS E HOJE PODEMOS COBRAR O VALOR QUE O FLAMENGO MERECI E NÃO O QUE OS OUTROS QUEREM PAGAR.
    vasco, flôr-minense, botaovo os menores do Rio ABRAÇO.

  10. Essa globo lixo quer audiência?
    Então tem que pagar ao Flamengo que dá a maior audiência a essa csmbaliada rede esgoto de 📺.
    Não assina não diretoria RubroNegra.
    #cancelapremier.

  11. Hora de acabar esse monopólio dessa emissora cretina chamada de globolixo. Quero vê se eles cobram das publicidades em dias de jogos do Flamengo o mesmo que cobram de outros time… Emissora liiixooooo !!!

  12. A audiência do Flamengo é maior que dos outros times o foxsporte podia comprar também.Quer comparar o Flamengo com times pequenos se somar a audiência dos três times que eles falam que são grandes não chega aos pés da audiência que o Flamengo ganha. Queria ver se os jogos do mengão fosse pro SBT qual programa tiraria audiência do SBT a globo ia se fude.

  13. Landim tem razão! Além do mais, o Flamengo garante maior audiência em todas as plataformas, tv aberta e fechada, ppv, é sempre campeão de bilheteria. Se há um desconto para FFEJR pela ausência de um clube, então deve haver um acréscimo em razão da presença do Fla. Acordo defasado, de quatro anos atrás, a Globo ganhando tudo e o Mengão pagando por todos! Assim fica difícil!

  14. O que está faltando pra Diretoria do Flamengo negociar com outras Emissoras? Não podemos ficar refém da globo, é só mostrar que tem outras emissoras concorrentes interessadas em transmitir os Jogos do Flamengo a globo vai se tocar que vai perder o CLUBE QUE MAIS DÁ AUDIÊNCIA EM DIAS DE JOGOS, NEM A seleção brasileira DÁ AUDIÊNCIA COMO O FLAMENGO DÁ QUANDO JOGA, TEM QUE COBRAR O JUSTO PARA O FLAMENGO SIM, SE OS OUTROS CLUBES DO RIO SE ACHAM PREJUDICADOS PELO CONTRATO NÃO ASSINADO PELO FLAMENGO, QUE TRATEM DE ARRUMAR SUAS GESTÕES, PORQUE A DIRETORIA DO FLAMENGO FEZ POR ONDE POR ISSO ESTÁ EM OUTRO PATAMÁ.

    • Pertence a Rede Globo, por isso outra emissora não consegue entrar nos direitos de transmissão. Por mim teria a Fox, o EI aí de boa, por mim até a Band, a Band tomou em pé com os direitos de transmissão, mas não dá. Hegemonia deles.

  15. Não entendo porque até agora as outras emissoras não se interessaram fechar este pacote de transmissões de jogo do Mengão?

  16. Eu não entendo porque esse monopólio da Globo ,porque não pode ser fechado então com outra emissora? Tipo Fox, ESPORTE Imperativo entre outras já q eles não querem pagar o valor?esse último aí mesmo,teve uma época q eles iriam pagar o valor quase igual ao de campeonato europeu,ja tibham varios clubes fechando com eles,mas aí conseguiram tirar eles… a globo tem uma porcentagem gigantesca de preferência pra transmissão, caso outra emissão entrar na briga,teria q pagar essa preferência o q não ia valer a pena pra tal emissora, pois sairia um valor muitooo alto.. Eles pagariam bem mais q a globo paga…. Essa máfia no Esporte Brasileiro tinha q acabar 😡😡

  17. Vdd concordo
    As outras emissoras ñ tem coragem d peitar a globolixo por isso essa palhaçada
    O Flamengo foi e sempre será o time q da mais audiência a qualquer emissora

  18. Engraçado que quando interessa a Globo, eles tratam ao Flamengo como um produto. “… em razão de o produto não estar completo”. Porém, quando não lhe interessa, aborda com pretensa questão de justiça frente aos outros clubes: “Além das questões financeiras, existe um princípio sobre como lidar com os direitos de uma maneira, eu diria, mais coletiva. Em que existam critérios que levem a uma remuneração, mas não a uma precificação por etiqueta”. Oras, qualquer produto tem em seu preço o valor da sua MARCA (etiqueta) sim! E negociação coletiva uma ova! Dar o direito a CBF, FEERJ ou qualquer outro de negociar em nome do Flamengo é estatizar algo sagradamente privado: OS CLUBES!

    • Para quem gosta de bosta, o EI é um prato cheio.
      Não há um narrador de categoria, o mesmo com relação aos que se dizem comentaristas.

  19. Seria interessante a Globo quantificar os valores que cobra pela veiculação de propaganda nos jogos. Queria ver se ela cobra o mesmo valor para um anunciante do jogo do Flamengo e para um anunciante do jogo do Botafogo.

    • Ja esta passando da hora de tirar essa globo do poder ela n transmite os jgs qdo q a band trasmite qdo chega na semifinal e final ela aparece p pegar audiencia chega de globo o Flamengo esta certissimo em n se rebaixar p ela e bom. Assisti os jgs do Mengao mais e melhor se impor pq so assim a globo da valor ao Flamengo e por sua vez o Flamengo mostra q e maior e depende de mingalhas da globo ou paga o justo ou n transmite os jogos do Mengao fodase eles

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here