Contrato entre o Flamengo e o Banco BRB recebe denúncias e MPC-DF questiona

16
Logomarca do Banco BRB e escudo do Flamengo (Foto: Editoria de Arte/GaveaNews.com)

O Ministério Público de Contas do Distrito Federal (MPC-DF) fez uma representação questionando a parceria firmada entre o Banco de Brasília (BRB) e o Flamengo para a criação de um “banco digital”. O órgão afirma que tem recebido denúncias de possível “violação ao princípio da impessoalidade, da isonomia e, também, do interesse público”.

O Flamengo é o time do governador Ibaneis Rocha (MDB). O principal acionista do BRB é o governo do DF. Na representação, apresentada na última quinta-feira (02 de julho), o MPC-DF pediu ao Tribunal de Contas do DF (TCDF) que determine o fornecimento de informações sobre a parceria e analise o caso.

Acionado pela reportagem, o BRB informou que “firmou uma parceria negocial, e não patrocínio, com o Flamengo para a criação de um novo Banco Digital”. Ainda segundo a instituição, “a expectativa é que a parceria gere lucro substancial ao banco, o que resultará, consequentemente, em ganhos para o DF”.

A parceria

A parceria foi anunciada em 19 de junho. O contrato prevê que o BRB se torne o responsável por operacionalizar a folha de pagamento do clube. O banco também terá preferência na contratação, por parte do Flamengo, de produtos e serviços bancários como empréstimos, cartões e seguros.

Em troca, o banco afirma vai oferecer aos torcedores do time soluções bancárias, de investimento, de seguros, de meios de pagamento, entre outros. Além disso, o grupo vai ter acesso a uma plataforma digital com produtos personalizados, programa de relacionamento e “experiências exclusivas”.

O Flamengo vai receber parte dos lucros desses produtos e trará o nome do banco nas camisas dos jogadores. A medida faz parte dos esforços do banco para ter maior presença no cenário nacional.

Argumentos do MPC

Na representação, o MPC-DF cita denúncias recebidas pela Ouvidoria do órgão, que criticam a parceria entre o banco e o time do governador. O órgão cita informações divulgadas pela imprensa de que Ibaneis teria interesse em se tornar presidente do clube.

— Por outro lado, não raras vezes, a imagem dos símbolos do Clube de Regatas do Flamengo é utilizada e associada ao Chefe do Executivo, inclusive em eventos nos quais participa nessa qualidade, e, não, como cidadão torcedor de seu time.

O Ministério Público de Contas argumenta ainda “inexiste notícia que possa confirmar se houve obediência ao princípio da isonomia, no patrocínio em tela, de modo a permitir que outros clubes, potencialmente interessados, fizessem suas propostas”. Ainda segundo o órgão, o valor anual previsto para o contrato, de R$ 32 milhões, é 400% maior que o gasto em 2019 pelo BRB em patrocínio.

“Faz-se imprescindível, portanto, conhecer os critérios objetivos de definição de valor patrocinado e de mensuração de retorno do investimento”, diz a representação.

O que diz o BRB

Confira a íntegra da nota do BRB sobre a representação:

“O BRB reitera que firmou uma parceria negocial, e não patrocínio, com o Flamengo para a criação de um novo Banco Digital.

O modelo de negócio prevê a abertura de conta digital, comercialização de cartões e seguros e uma série de benefícios desenhados especialmente para os cerca de 40 milhões de torcedores do time.

A expectativa é que a parceria gere lucro substancial ao Banco, o que resultará, consequentemente, em ganhos para o DF.”

Retirado de: G1

16 COMENTÁRIOS

  1. não tem nada de errado do brb fazer um parceria comercial com o flamengo, idependente se o governador é torcedor do clube ou não.

    isso aí é coisa de desafeto politico e torcedor de outro clube para tentar prejudicar o governador do df e o flamengo.

  2. Péssimo momento pra querer cobrar esse jogo, estávamos na cola do liverpool no youtube, e agora menos 30 mil inscritos, esse site mycujo é uma merda, 99.9% reclamando, ruim, péssimo pra consegui compra esse ingresso, na boa, tem q torce pra ser um fracasso essa venda de ingresso mesmo, pq hj é 10, na final vira 50, porra quarta td mundo falando q era exemplo, e agora vem essa palhaçada.

  3. Bom dia estou tentando entender sou do Espírito Santo querendo ver o jogo e não consegui nem ver a opção de pagamento pro jogo eu ponho em efetuar pagamento e não da já fala que não foi possível aí olho pra ver quanto e pra ser sócio Torcedor do Flamengo e só tem mensalidade de 55,00 reais pra cima sou flamenguista desde de criança mais pagar 55,00 reais pra ser sócio Torcedor jamais vocês da diretoria não pensaram direito na hora de fechar com essa Mycujo não da nem pra escolher a forma de pagamento obrigado por não deixar eu ver o jogo e de partir o coração de um Flamenguista.

    • estou tentando também desde cedo e não consigo. já solicitei ajuda no chat e até agra nada. verdadeira bola fora da diretoria,

      primeiro que não era prá cobrar nada agora. deveria usar o mesmo sistema do jogo com o boavista gratuito e doa quem quer.

      segundo, que esse aplicativo está se mostrando uma boa merda

  4. O BRB SO COM O ANUNCIO DA PARCERIA JA QUASE DOBROU SEU VALOR NA BOLSA EM MAIS DE 500MI E JA PAGOU EM DOBRO OS 3 ANOS DE CONTRATO, QUEREM O QUÊ? O FLAMENGO QUE DEVERIA EXIGIR UM PERCENTUAL DESSA VALORIZAÇÃO!

  5. Na verdade,a política Brasileira e um estrume até o futebol está virando jogo de manobra,só falta dizer que o mengo foi criador do corona vírus,ttabalhar ninguém quer fica falando o tempo todo falando desta porcaria e roubando o dinheiro do povo

  6. Por isso temos que fazer a nossa parte como Flamenguistas, parem de ficar dando ouvidos a essa imprensa vagabunda que só quer prejudicar o Mengão…. paguem 10 para assistir um jogo de semi final do campeonato… vamos ajudar, o Mengão precisa da gente,

  7. E o Pior é que esses Idiotas denunciantes, pensam que a marca BRB já era uma marca tão forte e gigante como a do Flamengo, que apenas dois dias depois de firmada essa parceria a marca deles a do BRB teve uma valorização de quase 70%, e já de cara o Banco se supervalorizou no mercado de ações…
    Mas os Imbecis, parece que não querem que o Banco cresça e abra mercado fora de Brasília, pelo jeito querem que o Banco continue pequeno!!!
    Eles só vêem as coisas como eles querem, ainda não exergaram que o BRB, tem muito mais a ganhar do que perder, com essa parceria com o Flamengo.
    Saudações Rubro Negras!!!

    • é isso que os inimigos politicos do governador não querem. valorizar o banco traz mais grana pro DF e consequentemente mais beneficios para o povo, mas politicos não querem isso só querem se dar bem. então tem que manter o povo na merda, dependente deles para eles continuarem posando de bons mocinhos enquanto roubam a grana do povo

  8. Tudo pro Flamengo é mais difícil….
    Se firma parceria tem denuncia,se volta treinar tem denuncia,já era uma perseguição do carai quando tava na pindaíba, agora que tamo em “oto patamar” a coisa piorou e muito.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here