Jornal revela plano da Conmebol para realizar a Libertadores fora do Brasil

A possibilidade da Libertadores de 2020 ser concluída no Uruguai como sede única tem sido estudada pela Conmebol, conforme revelou o jornal El Pais neste final de semana. De acordo com o periódico, o país é o maior candidato a receber os jogos por ter uma situação mais controlada no combate ao coronavírus.

O El Pais ressalta que a prioridade da Conmebol é manter a atual forma de disputa da Libertadores, mas que a sede única é tratada como alternativa pelas dificuldades sanitárias em vários países do continente. A iniciativa de colocar o Uruguai como opção de sede partiu da Associação Uruguaia de Futebol (AUF) e conta com o apoio do presidente uruguaio Luis Lacalle Pou.

Leia também:

O governo uruguaio já teria um plano para receber as delegações dos 32 clubes que estão na fase de grupos da Libertadores. Como todos os membros das delegações teriam de ser testados na chegada ao país, existe a possibilidade de montagem de pequenos hospitais para colaborar com o processo de testagem.

Na semana passada, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, participou da reunião da cúpula de chefes de Estado do Mercosul e detalhou os protocolo elaborado para a volta da Libertadores. O dirigente, no entanto, não estipulou data a retomada da competição, paralisada desde março.

— Vai chegar o dia em que os riscos diminuirão e poderemos retomar as atividades paralisadas. A Conmebol quer estar preparada para esse momento. Por isso, uma equipe de especialistas convocados por nossa instituição elaborou um protocolo para os treinamentos, viagens, competições, assim como um manual de operações de chegadas e partidas de voos de delegações de futebol, para ir ou sair dos aeroportos que serão utilizados — declarou.

O Uruguai registra até o momento apenas 28 mortes por coronavírus. O país tem 956 casos de pessoas com covid-19 sendo que 849 já estão recuperadas.

Retirado de: Gaucha ZH