Vídeo: Sobre Domènec, Pep Guardiola manda recado para a torcida do Flamengo

Escudo do Flamengo é exposto próximo a um dos gols, no gramado do Maracanã (Foto: Daniel Castelo Branco)

Em meio aos diversos nomes analisados pelo Flamengo para substituir Jorge Jesus, surgiu um pouco conhecido para a grande maioria dos torcedores: Domènec Torrent, ex-comandante do New York City, dos Estados Unidos. A principal credencial do espanhol seria o trabalho de uma década como auxiliar técnico do consagrado Pep Guardiola, com quem compartilharia uma filosofia de jogo parecida. E o treinador do Manchester City comentou a possibilidade de o ex-companheiro trabalhar no Brasil.

Em entrevista coletiva nesta segunda-feira, Guardiola foi questionado por um jornalista brasileiro sobre a possibilidade de Domènec assumir o atual campeão da Libertadores e do Brasileirão. E o espanhol se mostrou feliz, dando seu aval à capacidade do colega.

Leia também:

— Eu acho que ele está absolutamente preparado para qualquer país. Ele fez a melhor temporada da história do New York City na última temporada. Ele é incrivelmente bem preparado, tem muita experiência. Não tenho nenhuma dúvida sobre sua capacidade.

Domènec durante treinamento do New York City (Foto: Anthony J. Causi)

Domènec trabalhou como auxiliar de Guardiola em Barcelona, Bayern de Munique e Manchester City, antes de retomar sua carreira como treinador principal no New York City – clube que faz parte do mesmo grupo da equipe dirigida por Pep. Ele deixou a equipe norte-americana no início de 2020. Para Guardiola, o assistente teve papel fundamental nos diversos títulos conquistados ao seu lado.

— Eu aprendi muito com ele, aprendemos juntos. Parte do nosso sucesso que tivemos em Munique e aqui em Manchester foi por causa dele. Fico feliz de saber que as pessoas pensam nele neste momento estranho, da pandemia do coronavírus. As decisões que precisam ser tomadas não são fáceis, vamos ver.

No New York City, Torrent teve duas boas temporadas. Na primeira, em 2018, ficou em terceiro do Leste na temporada regular e caiu ainda na primeira fase dos playoffs, para o Philadelphia Union.

No ano passado, teve a melhor campanha do Leste na temporada regular, com 64 pontos em 34 partidas – o melhor desempenho da história do clube, criado em 2015. A equipe chegou às semifinais de conferência, mas foi eliminada para o Toronto FC. No início de 2020, o treinador deixou a equipe.

Torrent chegou a ser sondado pelo Athletico-PR no começo deste ano e confirmou, ao Globo Esporte, que conversou com o Furacão. No entanto, a negociação não avançou.

Entre os trunfos de Domènec estaria sua mentalidade parecida com a de Guardiola, prezando o jogo ofensivo, com toque de bola. Pep também comentou as características em comum, dizendo acreditar que o ex-companheiro tem um estilo semelhante, mas com suas individualidades.

— Eu acredito que sim. Ser agressivo com a bola, tentar marcar gols, defender bem… Mas cada técnico tem seus detalhes particulares, suas próprias coisas. Não é copiar e colar. Pep é Pep, Domènec é Domènec. Mas, antes de estarmos juntos, ele era um treinador e fazia as coisas do jeito dele. Eu aprendi muito com ele, e espero que ele tenha aprendido algo conosco também.

Domènec Torrent é um dos nomes no radar do Flamengo, que busca um substituto para Jorge Jesus após sua decisão de voltar ao Benfica. A diretoria pretende dar prioridade para técnicos estrangeiros, principalmente portugueses, e profissionais como Leonardo Jardim, Marco Silva e Carlos Carvalhal (Rio Ave) estariam entre as opções, assim como o espanhol Miguél Ángel Ramírez (Independiente Del Valle).

Retirado de: Globo Esporte