Adidas desrespeita o contrato e rebaixa a marca do Flamengo

Logomarca da Adidas (Foto: Reprodução)

No dia 19 de dezembro de 2012, o Conselho Deliberativo do Flamengo recomendou, por unanimidade, que o contrato (de 87 páginas) com a Adidas fosse assinado. E dentre as mais variadas cláusulas do documento, um preceito visa a inserção do Flamengo no catálogo internacional da empresa alemã. Tal catálogo é conhecido como top five, afinal, apenas cinco clubes fazem parte do mesmo.

Todavia, segundo o portal ‘footyheadlines’, a Adidas rebaixou a marca do Flamengo para um grupo inferior. Desta forma o top five ficou restrito à clubes da Europa, sendo eles: Manchester United (ING), Bayern München (ALE), Juventus (ITA), Arsenal (ING) e Real Madrid (ESP).

No pelotão do Flamengo, encontram-se os seguintes times: Ajax (HOL), Beşiktaş (TUR), Bordeaux (FRA), Flamengo (BRA) e River Plate (ARG).

Ranking organizado pela própria Adidas (Foto: Reprodução/Footyheadlines)

Na prática, tal alteração significa que o Flamengo não está alinhado ao planejamento traçado pela Adidas com o intuito de explorar o mercado global. Por exemplo, recentemente, foi lançada uma série de camisas da linha ‘Human Race’ exclusivamente para os clubes do top five.

Um segundo ponto negativo fica por conta das dificuldades para comprar camisas oficiais do Flamengo no exterior. De acordo com um levantamento realizado pelo portal ‘Mundo Rubro-Negro’, a Adidas só disponibiliza a venda virtual dos produtos flamenguistas em dois países europeus: Polônia e Suíça.

Atraso no pagamento:

O rebaixamento da marca do Flamengo não é o primeiro atrito do clube para com a fornecedora. No início deste ano, a Adidas atrasou, em aproximadamente um mês, um repasse no valor de R$ 8.862.875. O contrato, válido até 2023, prevê o pagamento fixado em R$ 17.725.750 por temporada.

E além da cota fixa, o Flamengo também recebe bonificações com base nas vendas dos produtos oficiais e também por metas esportivas alcançadas pelo time profissional masculino de futebol.