Filipe Luís e Diego Alves são os titulares em maior sequência de jogos no Flamengo

Filipe Luís em ação pelo Flamengo diante da equipe do Fluminense pelo Campeonato Brasileiro da temporada de 2021 (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

O Flamengo conhece os atrativos da Copa do Brasil e trata o torneio com atenção especial. Mesmo assim, o jogo de ida das oitavas de final contra o ABC, nesta quinta-feira, pode ser usado para Renato Gaúcho poupar alguns titulares em meio ao calendário apertado. Após a goleada sobre o São Paulo, no último domingo, o treinador deu pistas de como será tomada a decisão e destacou a preocupação com as lesões.

— De vez em quando a gente vai tirar um ou outro jogador justamente para que a gente não o perca. São três competições dificílimas e o que menos queremos é que um jogador vá para o departamento médico. Têm jogadores que estão numa sequência muito grande e é melhor darmos uma segurada do que perder por lesão.

Leia também:

Se Renato seguir essa estratégia externada na coletiva de imprensa, dois nomes aparecem como possíveis escolhas para serem preservados: Filipe Luís e Diego Alves. Aos 36 anos, eles são os titulares em maior sequência de jogos no Flamengo, com 11 e 7 partidas, respectivamente.

O caso do lateral-esquerdo chama a atenção por ser jogador de linha. A última vez em que Filipe Luís não entrou em campo pelo Rubro-Negro foi em 16 de junho, na vitória sobre o Coritiba, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Na ocasião, o camisa 16 ficou no banco e Renê foi titular. Desde então, ele foi titular em todos os 11 duelos, totalizando mais de 930 minutos em campo.

Diego Alves, por sua vez, não perde uma partida do Flamengo desde o triunfo sobre o Cuiabá, pelo Brasileirão, em 1º de julho. A ausência dele naquela partida foi justamente por precaução, após avaliação da fisiologia. O fato de ser goleiro e correr menos durante os jogos, no entanto, podem pesar para ele ampliar ainda mais essa sequência como titular.

Depois da dupla, outros jogadores aparecem com sequência de jogos em andamento. Arrascaeta, por exemplo, foi titular em todas as seis partidas do Flamengo desde que voltou da Copa América. Em seguida, Gustavo Henrique e Everton Ribeiro somam cinco compromissos seguidos em ação.

Sequência de jogos dos titulares do Flamengo:

  • Diego Alves – 7 jogos
  • Isla – 0 jogo
  • Rodrigo Caio – 2 jogos
  • Gustavo Henrique – 5 jogos
  • Filipe Luís – 11 jogos
  • Willian Arão – 3 jogos
  • Diego – 3 jogos
  • Everton Ribeiro – 5 jogos
  • Arrascaeta – 6 jogos
  • Gabigol – 4 jogos

Levando em consideração todo o elenco, Michael é o atleta do Flamengo com maior número de jogos em sequência (15). A última vez que ele não entrou em campo foi em 27 de maio, no empate contra o Vélez, pela Libertadores. Desde então, ele foi titular em 10 partidas e entrou no decorrer de outros cinco duelos.

Renato Gaúcho terá o treino desta quarta-feira para finalizar a preparação e decidir o time que entrará em campo diante do ABC. A partida será às 20h de quinta-feira, no Maracanã, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.

Retirado de: Lance