Flamengo tem desempenho melhor do que no Brasileirão de 2020

Bruno Henrique corre para comemorar um de seus gols diante da equipe do Fortaleza pelo Campeonato Brasileiro da temporada de 2021 (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

O Atlético-MG fez 3 a 1 no Santos nesta quarta-feira. O Flamengo, por sua vez, ganhou de 3 a 1 do Juventude. Assim como na rodada passada, ambos venceram seus jogos e mantiveram a briga pelo título aberta. Apesar dos 11 pontos que separam atualmente os times, líder e vice-líder da competição, a diferença pode cair para apenas cinco, caso o time rubro-negro vença as duas partidas a menos que tem para disputar. E tirar essa vantagem não seria algo inédito para a equipe da Gávea.

A campanha do Flamengo neste ano, após 23 jogos disputados, vem sendo superior a do ano passado, onde se sagrou campeão pela segunda vez seguida. São 45 pontos conquistados nesta edição contra 42 no mesmo período em 2020. Com um detalhe: na temporada anterior, a equipe era a 3ª colocada com o mesmo números de partidas realizadas que seus concorrentes, enquanto que atualmente é o vice-líder com confrontos a menos.

Por outro lado, o desempenho do Atlético também vem sendo melhor que o do São Paulo, 1º colocado após 25 rodadas no ano passado. O Galo já acumula 56 pontos, seis a mais que o Tricolor em 2020 no mesmo recorte. E ainda leva ampla vantagem no critério de desempate, somando 17 vitórias contra 14 dos paulistas. Ou seja, tanto mineiros quanto cariocas vêm puxando a pontuação dos primeiros colocados para cima, se distanciando do bloco que luta, a princípio, pela zona de classificação para a Copa Libertadores.

No comparativo, vantagem para o Atlético que está com 6 pontos a mais em relação ao líder de 2020, enquanto que Flamengo conquistou três a mais que o seu desempenho anterior. No próximo dia 30, porém, as equipes se enfrentarão no Maracanã, pela 29ª rodada, numa espécie de final antecipada. Um jogo que pode não ser realmente a decisão, mas que certamente será importante para desfecho do campeonato.

Retirado de: UOL