Flamengo, Corinthians e São Paulo: Estudo aponta tamanhos das torcidas do futebol brasileiro

Torcida do Flamengo comparece ao clássico contra o Vasco pelas semifinais do Campeonato Carioca (Foto: Paula Reis/Flamengo)

O debate sobre as maiores torcidas do futebol brasileiro ganhou mais um capítulo nesta terça-feira (14), com a divulgação da pesquisa da Sport Track, em parceria com a consultoria Convocados e a empresa XP.

De acordo com o documento apresentado em evento na cidade de São Paulo, o Flamengo continua na liderança do ranking de maiores torcidas do Brasil e com vantagem ainda maior sobre o Corinthians, o segundo colocado.

De todos os participantes ouvidos no levantamento, 24% se declararam torcedores do Flamengo, seis pontos percentuais a mais do que o Corinthians, com 18%. A diferença é maior do que a apontada na última pesquisa: 22,5% a 18,7%.

São Paulo, com 11,5%, e Palmeiras, com 9,8%, mantiveram a terceira e quarta posições no ranking, mas agora o G-5 possui um novo integrante: o Grêmio, com 4,7%, superando o Vasco, com 4,1% e que caiu uma posição.

Na sequência aparece o atual campeão nacional Atlético-MG (3,7%), seguido de Santos (3,3%), Internacional (2,9%), Cruzeiro (2,8%), Botafogo (2,2%) e Fluminense (1,5%), entre os chamados 12 grandes clubes do Brasil.

A pesquisa da Sport Track contou com a participação de 2.200 a 2.250 pessoas, que responderam às perguntas digitalmente.

Além de estimar o percentual de cada torcida dos principais clubes do país, a pesquisa mostra também detalhes menores, como por exemplo o fato do Cruzeiro ter a torcida mais jovem (entre 16 e 34 anos) em proporção (60%), seguido do Flamengo (54%).

Na contramão, Fluminense e Santos aparecem como aqueles com torcidas mais velhas. Dos que responderam à pesquisa, o Tricolor carioca tem 28% de torcedores acima de 55 anos, enquanto o Peixe tem 23%.

Retirado de: ESPN