Como João Gomes virou absoluto no Flamengo em roteiro com ‘esquecimento’, dengue e até torcida da arquibancada

João Gomes em jogo do Flamengo pela Libertadores (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

O Flamengo encara o Athletico-PR neste sábado (29), às 17h (de Brasília), pela final da Conmebol Libertadores, que terá transmissão . Em campo, um nome vive o auge da carreira dentro do time carioca: João Gomes.

Titular absoluto de Dorival Jr., o meio-campista retorna ao time ideal após cumprir suspensão contra o Corinthians, na final da Copa do Brasil na última semana. A volta é bastante comemorada após a falta que o volante fez diante dos paulistas. Ficou evidente que João se tornou absoluto no Flamengo pelo futebol apresentado pelo time no Maracanã. Mas, até brilhar, o jogador viveu altos e baixos no Rubro-Negro.

Promovido por Rogério Ceni no time do Flamengo em 2020, João Gomes se tornou uma grata surpresa. Alternativa a Arão e Gerson, o jovem ia ganhando espaço e se firmando como boa opção na temporada. Foi peça importante na conquista do Campeonato Brasileiro daquele ano. No entanto, o período de baixa veio na temporada seguinte, em outubro de 2021.

Com pouco espaço com Renato Gaúcho, que priorizou jogadores mais experientes como Arão, Thiago Maia, Diego e Andreas Pereira, João Gomes foi perdendo vez no Flamengo. Além disso, sofreu com uma dengue que o prejudicou na busca por uma vaga no time.

João Gomes acabou ficando de lado nos momentos decisivos. Bem abaixo fisicamente, ele perdeu peso e nem foi relacionado para a final em Montevidéu, contra o Palmeiras.

Tanto é que João Gomes viu a derrota para o alviverde da arquibancada. Torcedor desde a infância do Flamengo, ele abriu mão de ficar no espaço reservado para atletas. Ao lado de Gabriel Batista, ex-goleiro do time carioca, ele decidiu assistir à partida da arquibancada para tentar ajudar no grito seus companheiros, mas, sem sucesso, viu o vice para o Palmeiras.

Desde então, João Gomes iniciou 2022 decidido a mudar de perspectiva no clube. Até engrenar, ele acabou quase deixando o Flamengo neste ano. Recebeu ofertas do mundo árabe, mas o time carioca bateu o pé e segurou o meio-campista. Sob o comando de Paulo Sousa, ganhou espaço no time titular e se firmou.

O auge acabou vindo sob o comando de Dorival Jr. Pulmão do time em campo, ele manteve a titularidade mesmo com a chegada do astro Arturo Vidal. O sucesso fez o time carioca dar um aumento salarial generoso para manter o atleta até 2027.

Absoluto, João Gomes tem a chance de, agora de dentro do campo, fazer o torcedor esquecer o vice da última Libertadores para fazer o Flamengo tricampeão da América. A competição continental é o título que faltava ao atleta no clube.

Retirado de: ESPN