Matheus Cunha, Rodrigo Caio, David Luiz, Filipe Luís, Arturo Vidal, Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Marinho: Flamengo tem 8 jogadores em fim de contrato

Filipe Luís e Arturo Vidal pelo Flamengo na final da Copa do Brasil (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

O elenco rubro-negro se movimentou no mercado nas últimas janelas e acertou chegadas e saídas no time da Gávea. E nestas movimentações o clube ficou com uma lista de jogadores que terminam contrato no final deste ano.

A lista conta com nomes de atletas mais jovens e mais experientes, mas aqueles que passam dos trinta anos estão em maioria. Parte destes jogadores tem grandes chances de renovar com o Fla. Outros, no entanto, devem ser negociados ou apenas permanecer na equipe até o vínculo ser encerrado.

O mais novo deles é o goleiro Matheus Cunha, de apenas 21 anos. O jovem arqueiro ganhou mais oportunidades nos últimos meses e chegou a ser a segunda opção na meta, deixando Hugo, que vem em má fase, para trás.

Na ordem etária, Rodrigo Caio (29 anos) aparece logo em seguida. O zagueiro teve um excelente momento na equipe e acumulou grandes atuações, mas acabou tendo o ritmo interrompido por recorrentes lesões no joelho e somente agora volta a participar de partidas com o grupo.

O caso de Marinho é um pouco diferente. O atacante de 32 anos foi contratado pelo Mais Querido em 2022 após se oferecer para o clube publicamente algumas vezes mas acabou não tendo muita sorte na equipe, perdendo espaço e tendo participações em nível abaixo do esperado. O atleta tem grandes chances de não permanecer no elenco em 2024.

Bruno Henrique tem a mesma idade de Marinho mas situação um pouco diferente. O atacante chegou em 2019 e fez história com o Manto Sagrado, sendo multicampeão com o clube e muito querido pela torcida rubro-negra. O atleta ainda recupera de uma grave lesão sofrida no meio do ano passado e se aproxima do retorno aos jogos.

O próximo da lista é Everton Ribeiro, de 33 anos. O meia é o nome da lista que tem mais tempo de Flamengo. O jogador chegou em 2017 e desde então se manteve entre os principais nomes do elenco. Ele, no entanto, não tem mais o mesmo desempenho de antes, mas ainda assim é importante para a equipe e lidera o time em campo, carregando a braçadeira de capitão.

David Luiz tem um papel importante no vestiário e por muitas vezes assumiu a liderança e a responsabilidade nos momentos de maior pressão. O zagueiro de 35 anos faz sua terceira temporada no Flamengo e pode ter seu vínculo renovado para mais uma temporada, mas a decisão sobre o assunto não será tomada neste momento.

O chileno Arturo Vidal também tem 35 anos e contrato até dezembro. Mais um que se ofereceu ao Flamengo nas redes socais, ele foi contratado no ano passado. O volante se envolveu em polêmicas relacionadas ao clube, foi criticado pela torcida e precisou se retratar tanto com a Nação quanto com os companheiros de clube. A permanência dele na equipe para 2024 é incerta.

Filipe Luís encerra a lista de atletas com contrato até dezembro deste ano. O lateral-esquerdo de 37 anos está em sua quinta temporada no Fla e faz parte do grupo multicampeão dos últimos anos. O defensor é respeitado pelos colegas e pela torcida, tendo a expectativa de futuro no clube após a aposentadoria como jogador. A possibilidade da extensão de contrato será avaliada próximo ao fim do ano.

Confira a lista:

  • Matheus Cunha (Goleiro) – Fim de contrato: 31/12/2023
  • Rodrigo Caio (Zagueiro) – Fim de contrato: 31/12/2023
  • David Luiz (Zagueiro) – Fim de contrato: 31/12/2023
  • Filipe Luís (Lateral) – Fim de contrato: 31/12/2023
  • Arturo Vidal (Volante) – Fim de contrato: 31/12/2023
  • Everton Ribeiro (Meio campista) – Fim de contrato: 31/12/2023
  • Bruno Henrique (Atacante) – Fim de contrato: 31/12/2023
  • Marinho (Atacante) – Fim de contrato: 31/12/2023