Técnico do Flamengo, Jorge Sampaoli fez Gerson brilhar na Europa, ajudou Marinho ‘explodir’ no Santos e quis David Luiz na França

Marinho em atuação pelo Santos (Foto: Divulgação/Santos)

Contratado para ser o subtituto imediato de Vítor Pereira no Flamengo, o técnico argentino Jorge Sampaoli vai reencontrar três velhos conhecidos no plantel do Rubro-Negro e ainda comandar pela primeira vez um jogador que já foi seu “sonho de consumo” quando ainda estava no Olympique de Marselha, na França.

Do atual elenco do clube carioca, o volantes Arturo Vidal, Erick Pulgar e Gerson e ainda o atacante Marinho já trabalharam com Sampaoli em outras equipes. Além disso, o zagueiro David Luiz, que é um dos líderes do time, já foi desejado pelo argentino no futebol francês em 2021.

O primeiro a conhecer de perto as ideias de jogo e o trabalho do técnico de 63 anos foi Vidal. Entre 2012 e 2016, período em que Sampaoli trabalhou na seleção chilena, o volante, hoje com 35 anos, era um dos seus pilares e fez parte do elenco campeão da Copa América em 2015.

Além disso, foi sob o comando de Sampaoli que Vidal disputou a Copa do Mundo de 2014, no Brasil, sendo eliminado nas oitavas de final para a seleção brasileira.

Pulgar, que passou a ser convocado para o Chile em 2015, também recebeu as suas primeiras chances em sua seleção nacional com Sampaoli.

Em seguida, foi a vez de Marinho trabalhar com o argentino, no Santos. Depois de passagem pela China, o atacante voltou ao Brasil para atuar pelo Grêmio, mas teve uma passagem apagada por lá. Porém, em 2019, quando se transferiu para o Peixe, “explodiu” no futebol brasileiro.

Apesar de Sampaoli ter deixado o comando do clube no fim de 2019, Marinho seguiu tendo um bom desempenho dentro das quatro linhas, sendo eleito o Rei da América após a CONMEBOL Libertadores de 2020, quando o Santos foi vice-campeão para o Palmeiras já sob o comando de Cuca.

— Ele me ensinou a jogar futebol, ser mais obediente. Antes eu só corria. Queria pegar a bola e sair correndo. Sampaoli falava que quando o lateral vai jogar por dentro, porque ele gosta disso, ele me falava para ficar na linha. Eu aprendi a jogar mais taticamente, disse, em entrevista ao programa Bem, Amigos, do SporTV, em 2020.

O quarto nome do atual plantel que já teve uma experiência com Sampaoli foi Gerson. Em junho de 2021, após ser multicampeão pelo Flamengo a partir de 2019, o volante voltou à Europa a pedido do técnico argentino, que pediu a sua contratação junto ao Olympique.

No futebol francês, o meio-campista teve um bom desempenho enquanto Sampaoli esteve no comando da equipe. Na temporada 2021/22, Gerson foi titular inquestionável com o argentino e, em 48 jogos, fez 11 gols e deu 7 assistências.

Seu desempenho na França sofreu uma queda logo após a saída do treinador, em julho de 2022. Poucos meses se passaram, até que Gerson foi comprado novamente pelo Rubro-Negro.

David Luiz, por sua vez, teve a sua contratação desejada pelo Argentino no Olymique em 2021, após deixar não renovar o seu contrato com o Arsenal. O zagueiro de 35, porém, decidiu acertar com o Flamengo e deixou Sampaoli de “mãos abandando”.

— Eu disse: ‘Você não pode terminar a carreira no Brasil, porque no Brasil não vão te perdoar nada’. Mas ele tinha alguns problemas pessoais para resolver aqui, disse Sampaoli, ao SporTV, no ano passado, meses após o defensor ter acertado com os cariocas.

Retirado de: ESPN