Fabricio Bruno, Wesley, Thiago Maia, Ayrton Lucas, Gerson, Gabigol, Leo Pereira, Matheus Cunha, David Luiz, Pedro, Everton Ribeiro, Arrascaeta e Pulgar: os jogadores mais utilizados por Jorge Sampaoli no Flamengo

Fabrício Bruno comemora gol marcado pelo Flamengo contra a Portuguesa (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Depois de 24 jogos, algumas das características de Jorge Sampaoli já são conhecidas do torcedor do Flamengo. Uma delas, por exemplo, é a de não se apegar a um 11 titular. Para se ter uma ideia, desde sua chegada ainda não repetiu uma escalação.

Não apenas de um jogo para outro, mas no geral. Neste sábado, às 16h, contra o América-MG, ele vai levar a campo a 25ª formação inicial diferente. Tantas mudanças, no entanto, não significam que o argentino não tenha seus homens de confiança.

O jornal ‘O Globo’ levantou os 24 jogos do Flamengo sob o comando de Sampaoli para saber quem foram os jogadores mais escalados por ele como titular (confira a relação completa no final da matéria). O zagueiro Fabrício Bruno, que volta hoje após cumprir suspensão contra o Fluminense, é o mais utilizado: 22 vezes.

Logo abaixo dele, vem o lateral-direito Wesley, com 21 jogos como titular, o volante Thiago Maia (20), e o lateral Ayrton Lucas (19). Gerson (18) fecha o top 5. Um quinteto que não deve surpreender o torcedor mais fiel, já acostumado a vê-los em campo desde o apito inicial.

Os jogadores mais escalados por Jorge Sampaoli no Flamengo (Foto: Editoria de arte/Extra)

A presença deles no topo da lista diz muito sobre o trabalho do técnico argentino no Flamengo. Entre suas marcas estão o uso dos defensores como construtores — e Fabrício tem se saído bem nesta função — e de jogadores que abram pelos lados para dar amplitude ao time. Neste sentido, Wesley e Ayrton Lucas são essenciais, já que Varela e Filipe Luís, as outras opções da posição, não avançam tanto quanto eles. Gerson, por sua vez, reúne a polivalência tão desejada por Sampaoli no meio de campo.

Se considerarmos os 11 mais escalados, é possível montar um time. Ele teria Matheus Cunha no gol (16 partidas como titular) e uma trinca de zagueiros, esquema utilizado com frequência pelo treinador. Ela seria formada por Leo Pereira (17) e David Luiz (15), além de Fabrício Bruno.

A equipe ainda teria Wesley e Ayrton Lucas pelas laterais, e Thiago Maia, Gerson e Everton Ribeiro (15) no meio. Gabigol (17) e Pedro (15) formam o ataque.

Claro que não se pode chamar esta formação de time titular ideal de Sampaoli. Fatores que vão além de sua preferência, como suspensões, lesões e necessidade de preservar alguns jogadores da maratona de jogos, influenciam em suas escolhas.

Contra o América-MG, mais uma vez ele conta com alguns empecilhos para escalar a equipe. A começar pelos suspensos. Contra o Fluminense, no domingo passado, Thiago Maia recebeu o terceiro amarelo. Já Luiz Araújo foi expulso. Há ainda Pulgar, que reclamou de dor na coxa direita no aquecimento e foi sacado antes do clássico. Ele teve uma lesão constatada e deve ficar três semanas fora. Por outro lado, o técnico terá Pedro e Bruno Henrique, que se recuperavam de lesões, de volta.

Todos os jogadores escalados por Sampaoli no Flamengo:

  1. Fabricio Bruno – 22 jogos
  2. Wesley – 21
  3. Thiago Maia – 20
  4. Ayrton Lucas – 19
  5. Gerson – 18
  6. Gabigol e Leo Pereira – 17
  7. Matheus Cunha – 16
  8. David Luiz, Pedro e Everton Ribeiro – 15
  9. Arrascaeta e Pulgar – 13
  10. Cebolinha – 11
  11. Santos e Victor Hugo – 8
  12. Vidal – 5
  13. Matheus França – 4
  14. Filipe Luís – 3
  15. Bruno Henrique, Luiz Araújo, Varela e Marinho – 1

Retirado de: Extra