No dia 30 de setembro, Flamengo e Bahia se enfrentaram no Maracanã, em jogo válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, e o Rubro-Negro venceu o duelo por 1 a 0. O gol saiu após marcação de pênalti em Bruno Henrique, e o lance gerou muita repercussão nas redes sociais. Nesta terça (3), a CBF divulgou os áudios do VAR da partida.
A marcação do pênalti em Bruno Henrique foi diretamente no campo, feita pelo juiz Savio Pereira Sampaio, mas como de costume, todo lance é analisado pelo VAR. Em áudios divulgados pela CBF, os árbitros das cabines avaliam toda a jogada, constatam a penalidade e concordam com a decisão.
— Atacante joga, vamos ver se o defensor tem contato. Ok, ele chuta o pé. O contato já tem, o pênalti está confirmado… Todos habilitados, goleiro joga, não tem contato, não temos falta. Agora é a infração que a gente já viu, que é o chute no pé. Pênalti confirmado -, disseram os árbitros na cabine do VAR.
Com a marcação da penalidade, Pedro foi quem assumiu a responsabilidade e converteu a cobrança. Este foi o único gol do jogo, e o Flamengo bateu o Bahia por 1 a 0. Outro lance que gerou uma certa discussão foi a expulsão de Kanu, após falta em Gerson. A jogada em questão, no entanto, não foi marcada inicialmente no campo.
Savio Pereira Sampaio deu apenas cartão amarelo ao jogador do Bahia, mas o lance foi revisado pelo VAR. Na análise, os árbitros da cabine entenderam que houve puxão e convidaram o juiz a rever a jogada. O dono do apito mudou o veredicto, expulsou Kanu e marcou tiro livre direto.
— Puxou, puxou em cima. Temos uma possibilidade de DOGSO. Ele não tem direção, mas tem o domínio total da bola para vir e arrematar o gol cara a cara com o goleiro. Tem todos os elementos para um possível DOGSO. Sugiro revisão para possível DOGSO.
Retirado de: Lance