Vitor Pereira, Dorival Júnior, Paulo Sousa, Renato Gaúcho, Rogério Ceni, Domènec Torrent, Jorge Jesus e Abel Braga: por onde andam os ex-técnicos no Flamengo

Jorge Jesus durante partida do Flamengo no estádio do Maracanã (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

A saída de Jorge Sampaoli do Flamengo, cinco meses após sua contratação, foi mais um caso que aumentou o número de treinadores que deixaram o cargo em poucos meses de trabalho. Enquanto ainda não acerta com Tite, a equipe é treinada por Mário Jorge, técnico do sub-20, e os últimos outro comandantes seguem suas carreiras em outros locais e cargos. Veja onde eles estão.

Vitor Pereira

Recém-demitido, Sampaoli ainda não tem um novo destino após a saída do Flamengo. Mas o comandante anterior, o português Vitor Pereira, está de volta na ativa. Desde que saiu do rubro-negro, em abril, o treinador aproveitou o período para ficar com a família em seu país natal. Mas fontes da imprensa espanhola já cravam que o próximo trabalho começará em breve, assumindo o Almería-ESP. O time é o lanterna da La Liga, com apenas três pontos em oito rodadas — acumula três empates e cinco derrotas neste início de campeonato.

Dorival Júnior

Demitido no final da temporada de 2022, após os títulos da Copa do Brasil e da Libertadores, Dorival foi outro treinador que preferiu tirar um período sabático antes de iniciar os trabalhos em outro clube. Ele deixou o Flamengo em novembro e assumiu o São Paulo em abril — depois que Vitor Pereira já havia sido demitido. Em seis meses no comando do tricolor paulista, foi campeão da Copa do Brasil, justamente sobre o rubro-negro. No Brasileirão, o time ocupa a 10ª posição da tabela, e chegou até as quartas de final da Sul-Americana, perdendo a vaga nos pênaltis para a LDU.

Paulo Sousa

O português Paulo Sousa passou apenas quatro meses no Flamengo, assumindo do início do Carioca e ficando até a 10ª rodada do Brasileirão. Com resultados poucos expressivos, foi demitido em quatro meses, e, assim como os outros técnicos, também tirou um período de folga após o trabalho no rubro-negro. Em fevereiro deste ano, assumiu a Salernitana-ITA, e terminou na 15ª colocação da Serie A. Ele segue na equipe para a temporada de 2023/24.

Renato Gaúcho

O vice-campeonato na final da Libertadores de 2021 foi o último compromisso de Renato Gaúcho no Flamengo. Ele só foi voltar a trabalhar em setembro de 2022, iniciando seu quarto trabalho no Grêmio, a 10 rodadas do final da Série B. Renato assumiu a equipe na terceira colocação e terminou com o vice-campeonato. Neste ano, venceu a Recopa Gaúcha, o Campeonato Gaúcho e levou a equipe até a semifinal da Copa do Brasil, quando foi eliminado pelo Flamengo de Jorge Sampaoli. No Brasileiro, está na terceira colocação e é um dos “caçadores” ao líder Botafogo.

Rogério Ceni

Rogério Ceni foi um dos únicos treinadores que durou mais de seis meses no cargo e terminou a passagem com títulos expressivos. Ele assumiu o rubro-negro em outubro de 2020 e saiu em julho de 2021, e tem no currículo as conquistas do Brasileirão, da Supercopa e do Campeonato Carioca. Depois de três meses parado, voltou para o São Paulo e ficou de outubro de 2021 a março de 2023 no cargo, mas foi demitido após a primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Ele assumiu o Bahia há três semanas, após a queda de Renato Paiva, e até agora tem uma vitória e duas derrotas no Brasileirão.

Domènec Torrent

O espanhol Domènec Torrent foi o escolhido para a difícil missão de assumir o Flamengo depois da saída do multicampeão Jorge Jesus. O resultado não foi positivo: ele ficou apenas três meses no cargo, em uma de suas primeiras experiências como treinador principal — na Europa, passou por grandes clubes, mas no cargo de auxiliar técnico. Ele ficou de agosto a outubro de 2020, e só foi atuar novamente mais de um ano depois, em janeiro de 2022. Dome ficou só quatro meses no Galatasaray, saindo em junho de 2022, e atualmente está sem clube.

Jorge Jesus

O “mister”, que até hoje volta a ser especulado no rubro-negro, teve uma passagem pelo Flamengo que terminou com mais títulos do que derrotas. Mas seus trabalhos seguintes não tiveram tanto sucesso: terminou as duas temporadas pelo Benfica, entre 2020/21 e 2021/22, sem títulos. Em seguida, foi para o Fenerbahçe, onde venceu a Taça da Turquia, mas deixou a equipe sob críticas da torcida. Desde julho, ele está no Al Hilal, e chegou até a final da Copa Árabe, mas perde para o Al-Nassr por 2 a 1, e hoje a equipe está na liderança do Campeonato Saudita.

Abel Braga

Primeiro treinador escolhido por Rodolfo Landim para o cargo, em 2019, Abel Braga ficou quatro meses no Flamengo, de janeiro a maio, marcados por polêmicas. O treinador pediu demissão do cargo, abrindo mão da multa rescisória, após desentendimentos com os dirigentes do clube, em passagem curta, mas que terminou com o título da Florida Cup e do Carioca. Depois de sair do Flamengo, passou por Vasco, Cruzeiro, Internacional, e pelo Lugano, da Suíça, antes de se aposentar no Fluminense em 2022. Naquele ano, conquistou o Campeonato Carioca — sobre o Flamengo — e em dezembro, assumiu o cargo de diretor técnico do Vasco.

Retirado de: O Globo