De volta! Jogador emprestado pelo Milan retorna ao clube

Stefano Pioli, técnico do Milan (Foto: Divulgação / Milan)

Por: Henrique Duarte

O cenário do futebol europeu está movimentado com recentes mudanças. Matteo Gabbia, após uma temporada no Villarreal, está voltando para o Milan. Gabbia, que se juntou ao Milan inicialmente em 2012/2013 e teve uma passagem pelo Lucchese em 2018/2019, não conseguiu marcar gols ou realizar assistências em seus 13 jogos pelo Villarreal nesta temporada. Sua volta ao Milan é vista como um reforço para a equipe, que agora busca adicionar mais um zagueiro ao seu elenco.

Enquanto isso, o Villarreal deu as boas-vindas a um rosto familiar, Eric Bailly, que assinou um contrato até meados de 2025. Bailly, que defendeu o Villarreal entre 2015 e 2016 antes de se transferir para o Manchester United, retorna ao clube após passagens pelo Marseille e Besiktas. Sua volta ao Villarreal é um retorno “a casa”, nas palavras do próprio jogador, que está ansioso para trabalhar novamente com o técnico Marcelino Toral.

Leia também:

Matteo Gabbia em ação pelo Milan (Foto: Reprodução/Instagram)

A chegada de Bailly ao Villarreal e o retorno de Gabbia ao Milan são indicativos das estratégias dos clubes para fortalecer suas defesas. Enquanto o Milan busca consolidar sua linha defensiva com um jogador familiar, o Villarreal aposta no retorno de um ex-jogador para trazer experiência e qualidade ao time.

Carreira

Começando sua carreira profissional no Milan, Gabbia teve sua primeira experiência significativa emprestado ao Lucchese na temporada 2018-2019, na Serie C italiana. Durante seu tempo com o Lucchese, ele se destacou, fazendo 30 aparições e marcando um gol.

Gabbia retornou ao Milan para a temporada 2019-2020, onde começou a se firmar na equipe principal. Ele fez sua estreia na liga em uma vitória contra o Torino e marcou seu primeiro gol na Liga dos Campeões em uma vitória fora de casa contra o Dinamo Zagreb. Sua capacidade de jogar em várias posições na defesa, como zagueiro central em uma linha defensiva de três ou quatro jogadores, e suas habilidades tanto na recuperação de bola quanto na construção de jogadas, foram aspectos notáveis de seu estilo de jogo.

No âmbito internacional, Gabbia representou a Itália em várias categorias de base. Ele jogou no Campeonato Europeu Sub-17 da UEFA em 2016, onde a Itália não avançou da fase de grupos. Posteriormente, fez parte da equipe Sub-19 que foi vice-campeã no Campeonato Europeu Sub-19 da UEFA em 2018 e representou a Itália no Mundial Sub-20 da FIFA em 2019, onde a equipe alcançou o quarto lugar. Ele fez sua estreia pela seleção Sub-21 da Itália em setembro de 2019, em uma partida amistosa vencida contra a Moldávia.