Bruno Spindel fica revoltado após o jogo entre Flamengo x Fluminense

Bruno Spindel em entrevista coletiva no Ninho do Urubu (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

No confronto que agitou a semifinal do Campeonato Carioca, o Flamengo garantiu uma importante vitória sobre o Fluminense, por 2 a 0, na partida realizada no sábado (9). Este resultado colocou o Rubro-Negro em uma posição confortável para o jogo de volta, abrindo caminho para uma classificação à final do torneio. A disputa, marcada tanto pela intensidade em campo quanto por polêmicas fora dele, reforçou a rivalidade histórica entre as duas equipes cariocas.

Apesar do resultado positivo, a atuação da arbitragem acabou se tornando um dos principais assuntos nos bastidores. Bruno Spindel, diretor do Flamengo, expressou descontentamento com o desempenho do árbitro Yuri Elino, particularmente em relação ao critério disciplinar. Segundo Spindel, houve uma falha evidente na aplicação de cartões, levantando questionamentos sobre a consistência das decisões arbitrais durante a partida.

O dirigente rubro-negro destacou uma suposta “discrepância” nos critérios adotados pelo árbitro, especialmente notável na decisão que levou à expulsão de Thiago Santos, jogador do Fluminense. A expulsão, que ocorreu aos 18 minutos do segundo tempo, só foi decidida após a consulta ao árbitro de vídeo, uma situação que, para Spindel, evidencia a inconsistência na arbitragem.

— Nós entendemos que os árbitros têm que passar por um processo de amadurecimento e formação. Apoiamos a Ferj nesse sentido. Mas é importante pontuar, até pelos números de faltas, que são enganosos em relação aos cartões. Entendemos que ele foi muito mal na parte disciplinar. Arrascaeta sofreu três faltas parecidas com a que o Nico (De La Cruz) levou amarelo, disse.

Neste cenário, o Flamengo segue com a vantagem para o próximo encontro, podendo avançar à final mesmo em caso de empate ou derrota por até dois gols de diferença. Por outro lado, o Fluminense enfrenta o desafio de reverter o placar adverso, necessitando de uma vitória por três gols de diferença para garantir sua vaga na decisão do Campeonato Carioca.

A reação de Spindel traz à tona a discussão sobre a qualidade da arbitragem no futebol brasileiro, um tema recorrente que afeta não apenas o andamento dos jogos, mas também a percepção de justiça e equidade no esporte. A formação e o amadurecimento dos árbitros, como mencionado pelo dirigente, são aspectos cruciais para a evolução do futebol nacional.