Ex-jogador do Flamengo manda recado para Gabigol

Gabigol em jogo do Flamengo contra o Athletico pela Copa do Brasil (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

A semana trouxe uma notícia desfavorável para os corredores da Gávea: Gabigol, uma das estrelas do Flamengo, foi suspenso por dois anos em uma decisão tomada pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem (TJD/AD) na última segunda-feira (25). A punição veio após um incidente relacionado ao controle antidopagem realizado em abril de 2023 no Ninho do Urubu, complicando ainda mais a situação do atacante.

Diante dessa adversidade, Evaristo de Macedo, figura lendária do clube e ex-jogador, não hesitou em demonstrar seu apoio ao camisa 10. Através de uma publicação no X, antigo Twitter, Evaristo expressou palavras de encorajamento a Gabigol, rememorando a importância de sua figura para o time e a torcida rubro-negra. A mensagem foi um lembrete da confiança e do carinho que o clube e seus torcedores ainda depositam no jogador.

— Gabriel, se esse velho, com idade para ser seu avô, pudesse falar algo hoje em seu ouvido, diria: “Cuide-se bastante para retornar aos gramados em boa forma e ser festejado novamente pela torcida rubro-negra, que sempre estará ao seu lado. Você é o camisa 10 da Gávea!”. Abraços, disse Evaristo.

A visita das equipes de controle antidoping ao centro de treinamento do Flamengo, segundo relatos, encontrou resistência por parte de Gabigol, que foi acusado de não cooperar plenamente com o processo. Este comportamento foi enquadrado como uma tentativa de fraude do processo de controle, uma violação séria segundo o artigo 122 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Caio Ribeiro, comentando sobre o incidente, mencionou que o descontentamento de Gabigol poderia estar relacionado à abordagem dos testes, dado que já havia iniciado seu treino, o que, segundo ele e o médico do Flamengo, Márcio Tannure, poderia afetar os resultados.

A suspensão impõe severas restrições a Gabigol, proibindo-o de utilizar as instalações do clube para treinamentos ou qualquer outra atividade esportiva, uma medida que certamente afeta não apenas o jogador mas também o planejamento do técnico Tite para a temporada atual. A ausência de Gabigol é um golpe duro para o Flamengo, que agora precisa reorganizar sua estratégia sem um de seus principais atacantes.

Em meio a essa controvérsia, o Flamengo se prepara para enfrentar o Nova Iguaçu no sábado (30), pelo primeiro jogo da final do Campeonato Carioca. O confronto está marcado para as 17h (horário de Brasília), no Maracanã, com mando do Nova Iguaçu. Esta partida representa não apenas uma oportunidade para o Flamengo conquistar mais um título, mas também para a equipe demonstrar sua capacidade de superar adversidades e manter o foco na competição, mesmo sem uma de suas principais peças.