A declaração do presidente da CBF sobre o Brasileirão

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, em entrevista coletiva da seleção brasileira feminina (Foto: Thais Magalhães/CBF)
Banner Stake

Nesta segunda-feira (27), a CBF realiza um Conselho Técnico Extraordinário com os clubes da Série A do Brasileirão para discutir a manutenção do calendário até 8 de dezembro. Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, declarou neste domingo (26) que a entidade não planeja estender o calendário, visando não impactar o planejamento de 2025, que promete ser ainda mais complexo.

Ednaldo conversou com a reportagem do SporTV durante o Futebol Solidário, no Maracanã, e destacou a importância de ouvir todos os clubes para tomar a melhor decisão. Segundo ele, a proposta da CBF é conciliar as datas de maneira a não trazer consequências negativas para clubes, patrocinadores e atletas, além de preservar o período de férias dos jogadores.

— Teremos uma reunião amanhã com todos os clubes da Série A, um Conselho Técnico Extraordinário, exatamente para buscar a melhor solução para que a competição não tenha uma extensão do calendário. A proposta da CBF é conciliar de uma forma que não traga nenhuma consequência para todos os envolvidos: clubes, patrocinadores, atletas… E também não impactar no calendário de 2025, disse o presidente.

As chuvas no Rio Grande do Sul, que causaram grandes estragos e a paralisação do campeonato na sétima rodada, afetaram mais de 400 municípios e alagaram os estádios de Grêmio e Inter. O Brasileirão deve ser retomado no próximo sábado (1º), a partir da sétima rodada, conforme informou o presidente da CBF.

Para contornar os adiamentos, a CBF está disposta a encaixar mais jogos durante a Copa América, conforme explicado por Ednaldo Rodrigues. Ele ressaltou que será necessário um esforço coletivo e “um pouco de desprendimento” de todos os envolvidos para que a Série A termine dentro do prazo estabelecido. A diretoria de competições da CBF estará disponível para conciliar a reposição dos jogos da melhor maneira possível.

— A CBF vai propor soluções. A gente sabe que é um momento crítico e cada um tem que dar um pouco. Cada um tem que ter um pouco de desprendimento para que a gente possa conciliar. E a CBF vai procurar a melhor alternativa possível para que isso não aconteça de uma forma tão extensa, prometeu Ednaldo.

Além da reunião para tratar do calendário, Ednaldo Rodrigues falou sobre o evento solidário realizado no Maracanã, cujo objetivo foi arrecadar doações para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Ele destacou a importância da união de CBF, Globo, Flamengo e outros parceiros para ajudar as famílias afetadas pela tragédia, que sofreram perdas significativas.

— Representa um dia de união em torno de um Brasil solidário depois de toda essa tragédia que acontece no Rio Grande do Sul. A iniciativa dessa união, através da Globo com CBF, Flamengo e outros parceiros faz com que cada família se sinta abraçada. E, assim, amenizar o sofrimento dessas pessoas que tiveram tantas perdas. Simboliza isso. Que mais outros eventos também possam, acontecer porque a perda é muito grande, a reconstrução não vai ser tão rápida. Então todas as ações nesse sentido serão bem recebidas, finalizou ele.