FIFA vai impedir o Flamengo de usar seus próprios jogadores

Centro de treinamento do Flamengo (Foto: Reprodução)
Banner Stake

O Flamengo enfrentará um desafio na partida contra o Grêmio pelo Brasileirão, que acontecerá no dia 13 de junho no Maracanã. O time rubro-negro não poderá contar com os jogadores Arrascaeta, De La Cruz, Viña e Varela. Esses atletas foram convocados por suas seleções nacionais para a Copa América e, devido às regras da FIFA, não estarão disponíveis para o jogo.

A diretoria do Flamengo fez de tudo para garantir a presença dos uruguaios na partida. A princípio, o clube interpretou que, com a Data FIFA terminando no dia 11 e a necessidade das seleções estarem nos Estados Unidos para a Copa América no dia 16, teria o direito de contar com os jogadores até o dia 13. No entanto, essa interpretação foi contestada pela seleção uruguaia, que se baseou no Regulamento sobre Status e Transferência de Jogadores da FIFA.

Conforme o parágrafo 7 do artigo “Princípios para o Futebol Masculino” do regulamento da FIFA, os jogadores convocados para uma competição final devem ser liberados e iniciar a viagem para suas seleções até a manhã da segunda-feira anterior à semana do início da competição. No caso da Copa América, que começa no dia 20 de junho, essa data é 10 de junho, ainda dentro da Data FIFA. Dessa forma, o Uruguai tem o direito de manter os jogadores.

Quarteto uruguaio posa para foto em chegada de Viña ao Flamengo (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

A única maneira do Flamengo contar com seus atletas seria através de uma liberação das seleções nacionais, o que foi tentado pelo clube, mas sem sucesso. Além do Uruguai, o Flamengo também tentou negociar com o Chile a liberação de Erick Pulgar, mas obteve a mesma resposta negativa. A decisão das seleções em manter os jogadores com eles prejudicou os planos do clube carioca.

Com a possibilidade de perder esses jogadores, o Flamengo pode ficar desfalcado em até nove rodadas do Brasileirão. Caso as seleções do Uruguai e do Chile avancem até as semifinais da Copa América, os atletas não participarão das partidas contra Grêmio, Athletico-PR, Bahia, Fluminense, Juventude, Cruzeiro, Atlético-MG, Cuiabá e Fortaleza. Este cenário exige que o Flamengo ajuste seu planejamento para superar a ausência de jogadores chave nesse período.