AGORA: julgamento de Gabigol sofre atualização importante

Gabigol participa de treino do Flamengo (Foto: Divulgação/Flamengo)
Banner Stake

Ausente da reapresentação do Flamengo por conta de seu julgamento, Gabigol foi à Suíça para apresentar seu caso na Corte Arbitral do Esporte (CAS). O jogador, no entanto, acabou perdendo a viagem.

O órgão adiou o julgamento do caso sem definição de nova data. As partes foram comunicadas sobre a suspensão do caso somente na manhã desta quinta-feira (6), véspera do dia para o qual ele havia sido marcado.

O CAS não informou qual será a nova data do julgamento, mas a previsão é de que aconteça apenas no segundo semestre deste ano. A informação é da jornalista Letícia Marques, do “ge”.

A mudança foi feita a pedido da União Federal, que alega que não foi devidamente notificada sobre o processo e não selecionou um árbitro para o julgamento. Gabigol tem efeito suspensivo da decisão brasileira mantido enquanto o caso não for julgado.

Neste caso, três árbitros participam do julgamento. Um indicado pela defesa de Gabigol, outro indicado pela ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem) e outro pelo CAS, considerado o presidente da mesa.

O impasse acontece desde o julgamento do efeito suspensivo da suspensão da Gabigol do futebol por tentativa de fraude em exame antidoping. Na ocasião, o órgão brasileiro perdeu o prazo para a indicação do árbitro. O CAS indicou um árbitro para dar continuidade ao processo.

Sendo assim, o efeito suspensivo foi ponderado por dois ingleses e um suíço. O trio concedeu, unanimemente, o efeito suspensivo para Gabigol voltar a jogar.

É importante salientar que a audiência desta semana não previa a divulgação da decisão final no mesmo dia. Durante a audiência, os árbitros iriam ouvir as partes, avaliar as provas e colher os depoimentos, tanto do atleta quanto das testemunhas.

Enquanto aguarda o julgamento, Gabigol permanece livre para atuar pelo Flamengo. O jogador retorna ao Brasil e se reapresenta ao clube para a sequência da temporada.