A declaração do presidente da CBF sobre Vini Jr

Vinícius Júnior em atuação pela Seleção Brasileira contra o Uruguai (Foto: Ernesto Ryan/Getty Images)
Banner Stake

Três torcedores do Valencia foram condenados a oito meses de prisão por racismo contra Vini Jr, jogador do Real Madrid. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (10) pelo Tribunal de Justiça da Espanha. Além da sentença, os torcedores estão proibidos de frequentar estádios de futebol por dois anos. Este é um marco histórico, sendo a primeira vez que uma condenação penal por atos racistas ocorre nos tribunais criminais espanhóis.

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, comentou sobre a punição em uma publicação no site da entidade. Rodrigues considerou a punição branda, mas reconheceu a importância da decisão como um primeiro passo. Ele destacou que a pressão da sociedade é crucial para que as autoridades se envolvam efetivamente na luta contra o racismo.

— A decisão é um começo, um caminho, e mostra a importância da pressão da sociedade para que as autoridades realmente se envolvam nesta luta contra o racismo. Foi uma punição que eu interpreto ainda como branda, mas os passos estão sendo dados de degrau em degrau, disse Ednaldo.

Vini Jr, por sua vez, se manifestou nas redes sociais, reforçando sua posição firme contra o racismo. O jogador destacou que não se considera uma vítima, mas sim um algoz dos racistas. Agradeceu a La Liga e ao Real Madrid pelo apoio na condenação histórica e afirmou que continuará cobrando ações contra o racismo. “Que os outros racistas tenham medo, vergonha e se escondam nas sombras. Caso contrário, estarei aqui para cobrar”, escreveu Vini Jr.

Os incidentes racistas ocorreram em maio de 2023, no Estádio Mestalla, casa do Valencia. A punição aos torcedores representa um avanço significativo na luta contra o racismo no futebol, uma questão que vem ganhando cada vez mais destaque e atenção das autoridades e das organizações esportivas.

Na quarta-feira (12), Vini Jr entrará em campo pela Seleção Brasileira, enfrentando os Estados Unidos às 20h (horário de Brasília). No último sábado (08), ele teve uma participação crucial na vitória contra o México, ao dar assistência para o gol de Endrick, que garantiu o placar de 3 a 2. Além disso, Vini Jr foi convocado para a Copa América, que terá início no dia 20 de junho.