A declaração de Rafael Paiva sobre Léo, do Vasco

Rafael Paiva durante treino do Vasco (Foto: Matheus Lima/Vasco)

Treinador defende o zagueiro

Na última terça-feira (6), o Vasco venceu o Atlético-GO e confirmou sua presença nas quartas de final da Copa do Brasil 2024. Além da vitória, o cruz-maltino não sofreu gol na partida e o zagueiro Léo foi alvo de elogios do técnico Rafael Paiva.

A partida justamente contra o Atlético-GO pelo Brasileirão, era a última em que a defesa do Vasco tinha passado sem tomar gol. Após isso, foram quatro jogos em que os adversários balançaram as redes do time carioca e com isso, vieram diversas críticas ao setor defensivo da equipe.

Os quatro últimos jogos em que a defesa foi vazada:

  • Atlético-MG 2×0 Vasco (Brasileirão)
  • Grêmio 1×0 Vasco (Brasileirão)
  • Atlético-GO 1×1 Vasco (Copa do Brasil – jogo de ida)
  • Vasco 2×2 Red Bull Bragantino (Copa do Brasil)

Com a zaga vascaína tendo falhas que resultaram em gols dos adversários e o desempenho negativo, a torcida do Vasco não poupou o time de críticas, especialmente o zagueiro Léo. Após o término da partida diante do Atlético-GO, Paiva saiu em defesa do jogador. O treinador disse que o zagueiro é experiente e que confia nele.

– Nossa defesa é sempre muito contestada. Independentemente de quem entra ali, mas principalmente o Maicon e o Léo, eles têm peso maior em cima deles. O Léo é extremamente profissional, é um jogador de um profissionalismo exemplar. Realmente, ele falhou no lance do gol do Bragantino. Para o zagueiro e para o goleiro uma falha fica muito mais marcada. A gente tem errado também no ataque, no meio, nas laterais, só que às vezes passa muito mais despercebido que o erro de um zagueiro e de um goleiro – disse Paiva, que ainda completou:

– O Léo é um jogador muito experiente, está muito acostumado com essa situação, principalmente aqui dentro do Vasco. A gente confia nele, é um zagueiro rápido, que gosta do combate físico. Tem capacidade de conduzir a bola em velocidade e ele sabe que joga no limite do erro. Estar no Vasco é jogar no limite do erro. Nós temos uma torcida que nos cobra bastante e a gente tenta manter sempre o nível de atenção altíssimo. Não tem como você se acomodar aqui dentro.

A defesa do Gigante da Colina é a terceira pior do Campeonato Brasileiro, perdendo apenas para o Atlético-GO, que até aqui sofreu 35 gols e Vitória, que sofreu 32 gols. Pela Copa do Brasil, o Vasco até o momento sofreu oito gols em seis jogos. O clube carioca participa da competição desde a primeira fase e enfrentou Marcílio Dias, Água Santa, Fortaleza e Atlético-GO.

No próximo sábado (10), o Vasco jogará contra o Fluminense, pelo Brasileirão. Rafael Paiva vive a expectativa de ter o retorno do zagueiro João Victor, que se recuperava de uma lesão no joelho direito. A partida acontece às 21h30 no Nilton Santos.