Mudança revolucionária
A Rede Globo vem provocando uma verdadeira revolução nos últimos tempos em seu quadro de profissionais no esporte. Muitos jornalistas que lá estavam há muitos anos, deixaram a emissora recentemente.
Um deles foi o ex-jogador Casagrande, que foi por muito tempo o principal comentarista da casa. Hoje, Casão está no UOL Esporte, escrevendo colunas e participando de programas para a internet, além de ter seu podcast.
Os narradores também deixaram a casa. Galvão Bueno e Cleber Machado, os dois principais durante muitos anos, se despediram da Globo recentemente. Enquanto o primeiro criou um canal no YouTube, o segundo faz transmissões pela Amazon Prime e pelo SBT.
Milton Leite também deixou o canal carioca recentemente, após muitos anos e ainda não decidiu seu futuro. Outro narrador que também foi embora foi Jota Júnior, que acabou falando a respeito.
Adeus prestes a completar 24 anos
Jota deixou a Rede Globo no ano passado, muito perto de completar 24 anos na principal emissora do país. Em entrevista ao jornalista Maurício Noriega, ele revelou que recebeu propostas para trabalhar em outros veículos de comunicação.
No entanto, segundo ele, o fato dele ter tido Síndrome do Pânico, fez ele recusar os convites: “Eu tive agora, na virada de 2023 para 2024, um convite da TV Record para fazer o Campeonato Paulista. O Silvio Luiz pelo streaming e eu faríamos os jogos do campeonato pela TV. Mas, não sei se estava traumatizado ou não com a síndrome do pânico, eu não aceitei. Eu acordava de madrugada e ficava pensando nisso, estava com medo de aceitar”, disse.
Uma das minhas grandes paixões na vida é imitar o HUUUUMMMM do Jota Júnior.
— Emanuel Colombari (@ecolombari.bsky.social) Oct 21, 2023 at 20:08
O narrador ainda disse que esse não foi o único convite: “Agora recentemente apareceu um outro convite, mas eu não pude aceitar. Da GOAT, através de um cara extraordinário, o Ricardo Taves, eu não conhecia ele, mas ele me deixou uma impressão maravilhosamente boa, de como se conduz uma empresa e se lidera uma equipe”, acrescentou.
Aposentadoria?
Acontece, que segundo o discurso de Jota Júnior, ele se vê como aposentado. Ele não descarta nada, mas existe uma boa chance que ele não volte a trabalhar como narrador esportivo.
“A gente vai vendo as coisas, vai acompanhando o nosso meio e você vai vendo que tem resistência sobre alguém que ‘já deu o que tinha que dar’. Inclusive, eu já ouvi isso de um diretor. Quando eu recusei o convite da Record, eu senti também que não dava para mais nada, tá bom, já fiz, já foi feito… E eu estou nessa. Enfim, não sei, mas acho que estou aposentado”.