Renato Gaúcho toma decisão importante sobre seu futuro

Renato Gaúcho comanda treino do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Renato Portaluppi pode deixar o Grêmio em 2025 e clube já busca novos técnicos

De acordo com o jornalista Leonardo Meneghetti, do canal Debate Raiz, Renato Portaluppi já teria confidenciado a pessoas próximas seu desejo de tirar um período sabático em 2025, afastando-se dos gramados pelo menos até o fim dos campeonatos estaduais.

O presidente do Grêmio, Alberto Guerra, já estaria ciente da decisão e, por isso, teria iniciado a busca por possíveis substitutos para comandar o time na próxima temporada.

Entre os nomes especulados, Tite, ex-técnico do Flamengo, foi consultado pelo Grêmio. O treinador gaúcho tem forte ligação com o clube, mas ainda não há informações concretas sobre seu retorno. Outro nome cogitado foi o do português José Peseiro, que possui um vasto currículo internacional e também foi sondado pela diretoria tricolor.

Renato está à frente do Grêmio desde 2022, quando assumiu o clube na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro. Desde então, o técnico comandou a equipe em 126 jogos, com 67 vitórias, se consolidando como uma figura importante para a torcida e o clube.

No entanto, a atual temporada trouxe desafios. Em 2024, o time disputou 55 partidas, com 26 vitórias, 11 empates e 18 derrotas. Apesar dos 79 gols marcados, o setor defensivo tem sido alvo de críticas, com a equipe sofrendo 59 gols ao longo do ano.

As críticas ao trabalho de Renato, especialmente quanto à fragilidade defensiva do Grêmio, têm crescido ao longo da temporada. A situação se agravou após derrotas em jogos importantes, como contra Criciúma e Atlético-MG, que deixaram o clube atualmente na 11ª posição do Brasileirão, com 35 pontos.

Com o time em um momento de pausa, os jogadores do Grêmio terão quatro dias de folga a partir desta quinta-feira (10). O elenco deve se reapresentar na próxima segunda-feira (14), para começar a preparação para o clássico Gre-Nal, marcado para o dia 19, pela próxima rodada do Brasileirão.