Torcedor do Vasco é indicado ao Prêmio Fifa The Best

Guilherme Gandra, símbolo de superação, é indicado ao prêmio de torcedor do ano pela FIFA

Guilherme Gandra Moura, de 10 anos, viveu um dia histórico nesta sexta-feira ao ser acordado pela mãe, Tayane Gandra, com a notícia de que foi indicado ao prêmio de torcedor do ano do “Fifa The Best Football Awards”. Portador de epidermólise bolhosa, uma doença rara e sem cura, Gui se tornou símbolo de superação e inspiração no futebol brasileiro. Clique aqui e vote você também.

Em junho de 2023, Gui viralizou nas redes sociais após Tayane compartilhar um vídeo emocionante do reencontro com o filho após 16 dias em coma induzido. Desde então, sua história ganhou repercussão mundial. Com o carisma natural, Gui ultrapassou os limites do Vasco, seu time do coração, e passou a receber o carinho de torcedores e clubes de diversas partes do Brasil.

O menino teve encontros marcantes com estrelas do futebol, como Neymar e Philippe Coutinho, além de ter entrado em campo com a seleção brasileira. Também foi homenageado pela torcida do Vasco, que fez uma bandeira com seu rosto. Ele passou a acompanhar o elenco nos jogos e nos treinos, criando um vínculo especial com o jogador Gabriel Pec e outros atletas.

A história de Gui também trouxe visibilidade para a epidermólise bolhosa, uma condição genética que causa feridas e bolhas graves na pele. No Rio de Janeiro, sua luta resultou na aprovação da “Lei Gui”, que garante assistência financeira e acesso a medicamentos e curativos para portadores da doença.

A mãe do pequeno torcedor celebrou a indicação no Instagram. “Nosso milagre agora alcançou o mundo inteiro numa das maiores premiações do planeta do esporte. Vamos mover o país e fazer a campanha mais linda já vista pra conseguirmos eleger nosso Gui como melhor torcedor do mundo”, escreveu Tayane.

Além de ser reconhecido pelo futebol, Gui está no centro das pesquisas sobre novos tratamentos para sua doença. Estudos recentes indicam avanços com um gel inovador, que utiliza um vírus modificado para acelerar a cicatrização das feridas. Durante os testes, o medicamento apresentou resultados promissores, fechando completamente os machucados.