Evangelos Marinakis confirma negociações para compra do Vasco e amplia portfólio no futebol
O mistério chegou ao fim. O magnata grego Evangelos Marinakis confirmou à “Sky Sports” que está negociando a compra do Vasco da Gama. A informação, divulgada no site da emissora inglesa, será detalhada em uma entrevista que vai ao ar na terça-feira. Marinakis, dono do Nottingham Forest (Inglaterra), Olympiacos (Grécia) e Rio Ave (Portugal), busca expandir seus investimentos no futebol com a aquisição do clube carioca.
“Ele contou sobre suas ambições de expandir seu portfólio de futebol adquirindo um grande clube no Brasil, confirmando que as negociações estão em andamento para adquirir o Vasco da Gama”, informou a “Sky Sports”.
O presidente do Vasco, Jorge Salgado, já havia mencionado conversas com investidores sem revelar nomes devido a acordos de confidencialidade. No dia 14 de novembro, Salgado ressaltou que o clube estava em contato com possíveis interessados, mas evitou confirmar qualquer negociação avançada.
“Existem alguns investidores, e eu tenho que tomar cuidado quando falo porque as pessoas acham que são negociações avançadas. Existem NDAs assinados, e não posso falar quem são os investidores”, disse Salgado.
Aos 57 anos, Marinakis construiu sua fortuna no setor marítimo. Sua família controla a Capital Maritime Group, empresa com patrimônio avaliado em R$ 22 bilhões. Seu envolvimento com o futebol começou em 2010, ao comprar o Olympiacos, onde conquistou sete títulos da liga grega consecutivos e quatro Copas Nacionais.
Em 2017, tornou-se sócio-majoritário do Nottingham Forest, que retornou à Premier League em 2022 após 23 anos. Recentemente, adquiriu o Rio Ave, de Portugal, em 2023.
Marinakis, no entanto, carrega uma trajetória polêmica. Foi investigado por suspeitas de manipulação de resultados e tentativa de corrupção de árbitros na Grécia, mas acabou absolvido. Em 2023, foi suspenso por cinco jogos na Inglaterra após tentar cuspir em um árbitro durante uma partida do Nottingham Forest.
Caso a negociação seja concluída, o Vasco passará a fazer parte do grupo de clubes controlados pelo empresário, o que pode representar um novo patamar financeiro e competitivo. Marinakis é conhecido por investir pesadamente em seus times, buscando resultados expressivos.