O Grêmio está em um momento delicado no mercado da bola, tentando reforçar seu sistema defensivo e enfrentar as saídas de Pedro Geromel e Rodrigo Caio.
Notícias mais lidas:
No entanto, a situação pode se complicar ainda mais com o interesse de clubes europeus em Gustavo Martins, zagueiro de 22 anos.
Interesses da Europa

Embora não seja titular absoluto no Grêmio, Gustavo Martins vem se destacando por suas qualidades, como boa estatura, velocidade e a habilidade de jogar com a bola nos pés. O zagueiro é bem avaliado no mercado europeu, o que chama a atenção de grandes clubes.
De acordo com o jornalista Kaliel Dorneles, os times russos CSKA Moscou e Spartak Moscou fizeram sondagens, mostrando interesse pelo defensor.
Vale destacar que até o momento nenhuma proposta formal foi apresentada ao Grêmio. O Rubin Kazan, também da Rússia, também fez algumas sondagens, mas não tem a capacidade financeira necessária para cobrir as exigências do clube brasileiro.
Sendo assim, o futuro de Gustavo Martins continua incerto, com a pressão de uma possível saída para o futebol europeu.
Oferta rejeitada
O Grêmio, por sua vez, já teve que lidar com propostas por Gustavo Martins. Em janeiro de 2024, o clube gaúcho recusou uma oferta de 3,5 milhões de euros (aproximadamente R$ 18 milhões na época) do Sporting, de Portugal, por 70% dos direitos econômicos do zagueiro.
Vale destacar que o Grêmio detém 90% do passe de Gustavo, que tem contrato até dezembro de 2027.
Grêmio em busca de reforços
Enquanto lida com as sondagens europeias, o Grêmio trabalha arduamente para reforçar a zaga para a temporada de 2025. A contratação de um zagueiro de nível titular é uma prioridade, e a expectativa é anunciar um novo nome para o setor até a próxima sexta-feira (14), data limite para as inscrições no Campeonato Gaúcho.
Com isso, o técnico Gustavo Quinteros conta com opções como Rodrigo Ely, Jemerson, Viery, Natã Felipe e, claro, Gustavo Martins. No entanto, a ausência de Kannemann, que está no departamento médico, aumenta ainda mais a pressão por uma solução rápida.
Portanto, o Grêmio precisa equilibrar a necessidade de reforçar a zaga e as possíveis saídas de jogadores, o que pode impactar as finanças do clube e a composição do elenco para os desafios de 2025.