Atitude da Conmebol, mudança no Carioca e declaração de RMP: as últimas notícias do Botafogo

Escudo do Botafogo (Foto: Reprodução/Botafogo)

Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Botafogo se concentram nos bastidores do clube, com destaques do dia a dia do time.

Por conta deste contexto, leia abaixo um resumo preparado pela equipe do portal Gávea News para lhe manter muito bem informado!

Declaração de RMP

O jornalista Renato Maurício Prado criticou a demora do Botafogo em definir um novo técnico após a saída de Artur Jorge, que se transferiu para o Al Rayyan, do Catar. Desde então, o clube carioca tem enfrentado dificuldades para acertar com um substituto, o que, segundo RMP, pode prejudicar o desempenho do time na temporada. Ele destacou que a indefinição coloca o Botafogo em desvantagem em relação aos concorrentes diretos no Brasileirão e em outras competições (leia a matéria completa).

RMP, em live no YouTube (Foto: Reprodução)

O nome mais recente especulado é o do italiano Roberto Mancini, campeão com a Inter de Milão e o Manchester City.

Apesar do interesse do proprietário John Textor, Renato Maurício Prado afirmou que considera improvável a chegada do técnico europeu ao Brasil. O jornalista apontou que a diretoria parece “perdida” e não possui um plano claro sobre qual rumo seguir.

Por fim, RMP ressaltou que o sucesso imediato obtido em 2024, quando Artur Jorge encaixou rapidamente sua filosofia de jogo e levou o clube aos títulos do Brasileirão e da Libertadores, foi uma exceção. Para ele, repetir esse desempenho será difícil, principalmente sem um treinador definido às vésperas das competições mais importantes do calendário.

Mudança no Carioca

O Campeonato Carioca passará por mudanças significativas a partir de 2026, conforme anunciou Rubens Lopes, presidente da FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro). A decisão foi tomada após críticas recorrentes de clubes e torcedores em relação ao atual formato do torneio, considerado desgastante e pouco rentável. A entidade garantiu que discutirá um novo modelo com as equipes para buscar um formato mais atrativo e equilibrado (leia a matéria completa).

Taça do Campeonato Carioca (Foto: Marcelo Cortes/Flamengo)

Além do formato da competição, outras questões também geraram polêmica durante a atual edição do campeonato. Flamengo e Fluminense criticaram a qualidade da bola fornecida pela Penalty e o estado do gramado do Maracanã. Rubens Lopes afirmou que a FERJ já entrou em contato com a fornecedora para avaliar as queixas e ressaltou que as reclamações sobre o campo são contraditórias, já que o próprio Fluminense, gestor do estádio, por vezes elogia e em outras critica as condições do gramado.

A expectativa é que as mudanças a partir de 2026 tragam mais equilíbrio e melhores condições para os times que também disputam competições nacionais e continentais. A FERJ pretende ouvir os clubes para que as novas regras atendam aos interesses de todos, visando tornar o Campeonato Carioca mais competitivo e valorizado.

Atitude da Conmebol

A Conmebol decidiu antecipar o sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores para o dia 17 de março, às 20h (horário de Brasília), em Luque, no Paraguai. Inicialmente marcado para o dia 19, o evento foi adiantado, aumentando a expectativa dos torcedores e permitindo que os clubes conheçam mais cedo seus adversários e possam se organizar melhor para a competição (leia a matéria completa).

O Flamengo estará no Pote 1 do sorteio, ao lado de Palmeiras, São Paulo e Botafogo, representando o Brasil. Junto deles, figuram River Plate, Racing, Peñarol e Nacional, clubes com tradição na competição. Esses times serão cabeças de chave e, por isso, evitam confrontos entre si na fase inicial do torneio.

A fase de grupos da Libertadores começará em 2 de abril e se encerrará em 28 de maio, enquanto a final está prevista para o dia 29 de novembro, ainda sem local definido. O Flamengo, tricampeão, entra em busca do tetracampeonato, tentando ampliar sua coleção após os títulos de 1981, 2019 e 2022, e reforçar sua posição de potência no futebol sul-americano.