Léo Ortiz faz comparação entre Tite e Filipe Luís

Leo Ortiz em coletiva de apresentação no Flamengo - Foto: reprodução FlaTV

Léo Ortiz vive um ótimo momento no Flamengo e, após conquistar a titularidade no sistema de Filipe Luís, o jogador conversou sobre as mudanças que aconteceram em sua posição dentro da equipe. 

Além disso, o zagueiro fez uma comparação interessante entre o estilo de jogo de Tite, seu ex-treinador, e o do atual comandante, Filipe Luís, destacando as diferenças nas orientações de cada um.

O modelo de jogo de Tite e a adaptação de Ortiz

Com a saída de Tite e a chegada de Filipe Luís, Ortiz precisou se adaptar a novas funções. Sob o comando do ex-técnico, o jogador foi utilizado, principalmente, como volante, o que ajudou no seu desenvolvimento na construção de jogo, uma característica que já fazia parte de seu estilo. 

“Com o Tite eu também tinha um papel de criação como zagueiro. Acho que nunca vou perder isso, independentemente do treinador, porque é uma coisa minha”, afirmou Ortiz.

Ortiz ressaltou que, sob o comando de Tite, os volantes eram orientados a recuar e buscar a bola para dar sequência ao jogo. Essa mudança no posicionamento ajudou o zagueiro a aprimorar ainda mais seu papel no Flamengo.

A abordagem de Filipe Luís

Com a chegada de Filipe Luís, no entanto, Ortiz voltou à sua posição original de zagueiro, o que facilitou o seu estilo de jogo. Vale destacar que, para o novo técnico, a ideia é que os jogadores permaneçam em suas funções e não busquem o jogo fora da sua posição. 

Ortiz explicou que, para Filipe Luís, os zagueiros devem iniciar a construção do jogo e os volantes devem ser os responsáveis pela sequência da jogada, sem a necessidade de descer tanto para buscar a bola.

Sendo assim, Léo Ortiz tem se destacado em sua posição de origem, realizando boas atuações e ajudando o time a implementar o jogo coletivo. 

“Normalmente, ele gosta que os zagueiros comecem a construção e que isso passe pelos volantes, de uma forma mais posicional mesmo”, disse Ortiz, destacando que esse retorno à sua posição facilitou o seu desempenho no campo.

Veja o trecho da entrevista, a seguir: