Veja a situação do meia cruzeirense
O Cruzeiro estreia no Campeonato Brasileiro de 2025 no dia 29 de março, quando recebe o Mirassol no Mineirão, ainda sem horário confirmado. Apesar de ter sido expulso na última rodada do torneio na temporada passada, o meia Matheus Pereira estará a disposição de Leonardo Jardim para entrar em campo.
Notícias mais lidas:
O meia do Cruzeiro não precisará cumprir suspensão, pois a denúncia apresentada ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva foi arquivada em 6 de fevereiro deste ano, data em que ele e Alan Ruschel (expulsos por dois cartões amarelos após uma discussão) seriam julgados pela 4ª Comissão Disciplinar do STJD.
Como não houve punição após o julgamento, a suspensão automática é anulada, pois a expulsão ocorreu no último jogo da competição. Isso está conforme o Parágrafo 2º do Artigo 61 do Regulamento Geral da CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
“Art. 61 – O atleta que for expulso de campo ou do banco de reservas ficará automaticamente impedido de ser relacionado para a partida subsequente da mesma competição, independentemente do mérito e da data da decisão em que a infração disciplinar for julgada pelo STJD.
§ 2º – Os impedimentos automáticos referidos no caput deste artigo e no art. 59 deste RGC consideram-se extintos se findada a competição ou a participação do clube em uma competição de caráter eliminatório”.
Na análise que levou ao arquivamento da denúncia contra Matheus Pereira, o auditor do STJD explicou que, embora a atitude dele e de Alan Ruschel tenha sido reprovável, as punições aplicadas em campo, com o segundo cartão amarelo e, depois, o vermelho, foram suficientes.
Na ocasião, Edina Alves apitava o jogo e deu cartão amarelo para Matheus ainda no primeiro tempo. No final do segundo tempo, Matheus Pereira e Alan Ruschel discutiram e ambos foram expulsos de campo após uma análise do árbitro de vídeo.