O pensamento da diretoria do Botafogo relacionado ao zagueiro Bastos

Bastos em ação pelo Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

O Botafogo enfrenta um momento de planejamento minucioso de prevenção dos atletas ao se preparar para o confronto contra o Palmeiras, pela estreia do Brasileirão 2025. Contudo, em meio aos cuidados, o Glorioso se viu no centro de uma polêmica após a escalação do zagueiro Bastos em um amistoso contra o Novorizontino, realizado no último sábado (22), no Estádio Nilton Santos.

A decisão de levar Bastos a campo gerou críticas da parte do técnico da seleção angolana, Pedro Gonçalves, que expressou sua insatisfação com a postura do Botafogo. Isso porque o defensor havia sido cortado da Data-Fifa para recuperar sua parte física após a lesão no joelho, sofrida no início de fevereiro.

O Botafogo, por sua vez, não se abalou com os questionamentos e os tratou com normalidade, de acordo com o jornal ‘O Globo’. Distinto à possibilidade de usá-lo por cerca de 180 minutos, como previa a seleção angolana, o Glorioso contou com o atleta por 45 minutos como uma medida acordada e discutida internamente.

“Foi com absoluta surpresa que nós tivemos conhecimento e não ficamos satisfeitos com uma situação dessas. Houve um reporte médico, inclusive eu conversei com um membro do departamento médico, e o Botafogo enviou um documento para a federação dizendo quais prosseguimentos iriam fazer”, reclamou Pedro Gonçalves.

Desconvocação

Bastos foi oficialmente cortado desta Data-Fifa após um pedido do Botafogo à seleção nacional, com argumento de preservação ao jogador nesta reta final de recuperação. Embora o Glorioso não tenha autoridade formal para se recusar a liberar jogadores convocados, a diretoria do clube tomou a iniciativa de dialogar com a Federação Angolana de Futebol (FAF) sobre a situação.

A decisão foi feita em função da preocupação em garantir que o atleta receba o cuidado necessário para uma recuperação adequada, evitando agravamentos que possam prejudicar ainda mais seu desempenho. A FAF, respeitando o pedido do clube, concordou com a desconvocação do defensor.