Com a demissão de Dorival Jr da Seleção Brasileira, o cargo de treinador está vago e Felipe Melo já elencou qual seria a escolha dele. O comentarista do Grupo Globo elegeu o técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, como o melhor nome para assumir como comandante do Brasil.
Notícias mais lidas:
Dorival Jr não resistiu à pressão depois de sofrer a acachapante goleada para a Argentina, nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. Além de ser derrotado por 4 a 1, a falta de capacidade de dar volume de jogo à Seleção Brasileira pesou na decisão de Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Nesse ínterim, de troca de comando técnico, alguns nomes começaram a ser ventilados na imprensa especializada como os prováveis substitutos de Dorival Jr. Entre eles estão Jorge Jesus, do Al-Hilal, Carlo Ancelotti, do Real Madrid, José Mourinho, do Fenerbahçe, e Abel Ferreira, do Palmeiras.
O técnico italiano do Real Madrid, da Espanha, é o favorito de Ednaldo Rodrigues. Antes mesmo da contratação de Dorival Jr, o presidente da CBF tentou convencer Ancelotti a treinar a Seleção Brasileira, mas o contrato com a equipe merengue o impediu. Inclusive, o contrato dele com o time espanhol continua sendo o maior impeditivo, já que tem duração até o meio do ano que vem.
O português José Mourinho treina o Fenerbahçe, da Turquia, e ganhou força nos últimos dias, mas também tem uma situação considerada difícil. O favorito entre todos eles é Jorge Jesus. Ex-treinador do Flamengo, com grande passagem pelo futebol brasileiro, o nome dele é consenso e tem a situação mais tranquila.
O contrato dele vai até junho deste ano e ficaria livre para assinar com a Seleção Brasileira. Anteriormente, um dos fatores que o colocavam distante do cargo era a relação turbulenta com Neymar, a qual ele tenta apaziguar constantemente via imprensa.
Mas, dos nomes levantados, Felipe Melo tem o favorito. O comentarista do Grupo Globo aproveitou a participação no Seleção Sportv para afirmar que contrataria Abel Ferreira, do Palmeiras.
“Entre esses 4 (Jorge Jesus, Abel Ferreira, Ancelotti e José Mourinho), eu iria de Abel na Seleção Brasileira. Eu gosto muito do trabalho do Jorge Jesus, o que ele fez aqui no Brasil foi fantástico, mas o Abel está no Brasil, e isso faz toda a diferença. O Abel conhece o futebol brasileiro, conhece os atletas brasileiros, sabe como é a torcida, o povo brasileiro… Então, eu iria de Abel”, disse.
Com contrato válido com o Alviverde até o fim da temporada, Abel vem negociando uma extensão do vínculo até o fim de 2027. Porém, a possibilidade de comandar o Brasil pode fazê-lo mudar de ideia.