Rivaldo aponta quem são os dois técnicos ideais para o Brasil

Rivaldo (Foto: Reprodução)

Campeão mundial em 2002, Rivaldo voltou a se manifestar sobre o momento da seleção brasileira. Após a demissão do técnico Dorival Júnior, o ex-jogador indicou dois nomes que, segundo ele, merecem ser considerados para assumir o comando da equipe nacional: Renato Gaúcho e Rogério Ceni.

De acordo com Rivaldo, ambos têm histórico suficiente para receber uma oportunidade. “Já provaram capacidade e possuem perfil compatível com a pressão da seleção brasileira”, afirmou.

A fala acontece em um momento de questionamentos sobre o desempenho recente da equipe canarinho, que tem enfrentado dificuldades desde o fim do ciclo anterior. Nesse contexto, a discussão sobre alternativas ao atual treinador tem ganhado espaço entre torcedores e ex-atletas.

Rivaldo destacou que, apesar da constante busca por técnicos estrangeiros, existem nomes nacionais à altura do desafio. “Não é preciso ir para fora do país quando há profissionais com história e conhecimento do futebol brasileiro”, declarou.

Ainda assim, o ex-camisa 10 também fez questão de reforçar que torce pelo sucesso de Dorival Júnior. “Desejo sorte e que ele consiga mostrar seu trabalho”, pontuou.

Conforme suas declarações, Rivaldo acredita que a identidade da seleção pode ser resgatada a partir de uma liderança com maior conhecimento da cultura local. “Ninguém melhor do que quem vive o futebol brasileiro diariamente para entender o que precisa ser feito”, concluiu.

E Carlo Ancelotti?

Anteriormente, o nome de Carlo Ancelotti havia sido citado por Rivaldo como uma boa opção. Contudo, diante da escolha do italiano por renovar com o Real Madrid, o ex-jogador passou a defender maior valorização de técnicos brasileiros.

CBF mira em quatro nomes

Segundo o apresentador André Rizek, quatro técnicos estrangeiros estão sendo avaliados: Jorge Jesus, Abel Ferreira, Carlo Ancelotti e José Mourinho. Rizek afirmou que, embora o italiano Ancelotti seja o “nome dos sonhos” da entidade, Jorge Jesus aparece como o favorito, por ser uma opção considerada mais viável no momento.

Ancelotti tem contrato com o Real Madrid até meados de 2026, o que dificulta uma negociação imediata. O técnico só poderia deixar o clube espanhol após a disputa do Mundial de Clubes deste ano, que se encerra em julho. Já Jorge Jesus e Abel Ferreira, comandando respectivamente Al-Hilal e Palmeiras, também participam da competição. Por sua vez, Mourinho, atualmente no Fenerbahçe, da Turquia, é o único da lista fora do torneio. Isso pode facilitar um eventual acerto com o treinador português.

A demissão de Dorival Júnior ocorreu na última sexta-feira (28), três dias após a derrota por 4 a 1 para a Argentina. Ele foi o terceiro técnico do Brasil desde a saída de Tite após a Copa do Mundo de 2022. A seleção volta a campo em junho, contra Equador e Paraguai, pelas Eliminatórias. Caso a CBF decida esperar pelo fim do Mundial de Clubes para definir o novo treinador, será necessário nomear um técnico interino para essas partidas.