O retorno de Nathan Pescador ao time do Grêmio, após um longo período de ausência, simboliza mais do que uma simples opção tática. A presença do meia na partida contra o Vitória, no último domingo (27), pelo Campeonato Brasileiro, foi resultado direto de uma conversa estratégica com o técnico Mano Menezes, recém-chegado ao comando da equipe.
Notícias mais lidas:
Afastado das quatro linhas desde o jogo contra o Monsoon, válido pela terceira rodada do Campeonato Gaúcho, em 29 de janeiro, Nathan havia sido utilizado por apenas 14 minutos naquela ocasião. Desde então, mesmo sem lesões, ficou de fora das partidas por decisão do então treinador Gustavo Quinteros.
A falta de espaço já era evidente desde 2023, ano em que chegou ao clube vindo do Atlético-MG. Em sua primeira temporada, disputou 26 partidas, número que caiu para 17 em 2024, desempenho aquém das expectativas iniciais.
A chegada de reforços ao setor ofensivo, como Cristaldo — contratado no mesmo ano — e posteriormente Monsalve, acentuou ainda mais sua perda de espaço no elenco. Sem conseguir se firmar como titular e figurando entre os reservas na maior parte do tempo, Nathan foi praticamente esquecido até a mudança na comissão técnica gremista.
Reviravolta com mudança no comando
A partir da chegada de Mano Menezes sua situação começou a ser revista. O novo treinador optou por reavaliar o grupo e iniciou conversas individuais com os atletas. Foi nesse contexto que Nathan recebeu uma oportunidade de reintegração ao grupo principal.
“Nathan, uma conversa que acho que vamos ter com todos para estabelecer parâmetros de nível do que precisamos trabalhar, do que precisamos fazer, comprometê-los”, afirmou Mano, ainda na entrevista pós-jogo contra o Godoy Cruz, pela Sul-Americana.
No duelo contra o Vitória, Nathan entrou aos 12 minutos da segunda etapa, quando o Grêmio ainda vencia o jogo. O gol de empate da equipe baiana viria pouco depois, mas, segundo a avaliação da comissão técnica, a atuação do meia foi positiva. Mano destacou a capacidade do jogador em contribuir com a retenção da bola e na transição ofensiva, pontos considerados fundamentais para manter a competitividade da equipe nos minutos finais da partida.
Apesar de ainda não ser uma peça-chave, o meia de 29 anos voltou a ficar à disposição do elenco. Com contrato válido até dezembro de 2025, ele foi relacionado para o confronto desta quarta-feira (30), às 21h30, contra o CSA, pela terceira fase da Copa do Brasil.
Nathan, conhecido pelo apelido de “Pescador” devido ao hobby que compartilha nas redes sociais, carrega atualmente 45 partidas com a camisa tricolor, com apenas um gol e uma assistência registradas desde sua chegada. Ainda é incerto se ganhará sequência, mas sua reinserção no grupo já simboliza uma mudança de postura diante do novo planejamento esportivo do clube para a temporada.