Torcida do Flamengo faz Rede Globo quebrar recorde de audiência

Torcida do Flamengo levanta mosaico em partida contra o Corinthians, no Maracanã - Foto: Gilvan de Souza/CRF
Torcida do Flamengo levanta mosaico em partida contra o Corinthians, no Maracanã - Foto: Gilvan de Souza/CRF

A expressiva vitória do Flamengo sobre o Corinthians por 4 a 0, no domingo (27), resultou no maior índice de audiência da TV Globo em transmissões do Campeonato Brasileiro 2025 até o momento. O duelo, que envolveu as duas maiores torcidas do país, foi transmitido das 15h às 17h53 e contou com ações especiais comemorativas pelos 60 anos da emissora.

Conforme dados da Kantar Ibope Media, a Região Metropolitana do Rio de Janeiro registrou 29 pontos de audiência e 51% de participação sobre o total de televisores ligados. Em São Paulo, o jogo atingiu 19 pontos de audiência e 25% de participação, números que representam um crescimento de 3 pontos — ou 18% — em relação à média da emissora no campeonato.

Vale lembrar que, na medição da Kantar, cada ponto corresponde a aproximadamente 77.488 domicílios e 199.313 telespectadores na Grande São Paulo, e a 48.836 casas e 120.893 pessoas no Rio de Janeiro.

Além do desempenho expressivo nas medições, a partida simbolizou o maior pico de audiência do futebol transmitido aos domingos neste ano. “O confronto entre Flamengo e Corinthians gerou uma mobilização intensa dos torcedores e foi estrategicamente aproveitado pela Globo para marcar seu aniversário”, ressaltou a emissora em nota oficial.

Celebração aos 60 anos da Globo

Antes do apito inicial, a TV Globo promoveu uma série de ações comemorativas no Maracanã. O cantor Belo se apresentou para o público presente no estádio, celebrando as seis décadas da emissora. Durante o pré-jogo, o narrador Luis Roberto surgiu vestindo uma camisa retrô, com a logomarca da Globo de 1965, ano de fundação do canal.

“Foi uma homenagem que reforçou a história da televisão brasileira e emocionou quem acompanha nossa trajetória”, comentou Luis Roberto, no encerramento da transmissão.

Outros detalhes também foram cuidadosamente planejados para homenagear a data especial. A moeda usada no sorteio entre os capitães, realizado pelo árbitro Ramon Abatti Abel, levava a marca comemorativa dos 60 anos. Além disso, a bola utilizada na partida também exibia o logotipo alusivo à celebração.

O desempenho de audiência registrado com o clássico nacional reafirma a força da rivalidade entre Flamengo e Corinthians, sobretudo, em transmissões abertas. O impacto positivo nos números da Globo é considerado fundamental para o fortalecimento da grade esportiva da emissora durante a temporada.