A declaração de Cléber Xavier, do Santos, direcionada à Tite

Tite e seu auxiliar Cléber Xavier em jogo do Flamengo (Foto: Maxi Franzoi/AGIF)

“Me deu todo o espaço para desenvolver…”

O Santos apresentou de forma oficial Cléber Xavier, o novo treinador do Santos, nesta quarta-feira (30), na sala de imprensa da Vila Belmiro. Em sua primeira entrevista coletiva, Cléber foi questionado sobre uma possível “sombra” em relação à Tite.

“É inevitável que isso vá acontecer (comparação com Tite). Foram 24 anos de parceria, o cara que me deu toda a confiança, o cara com quem eu tenho relação muito forte e que me deu todo o espaço para desenvolver, junto dele, o comando de equipes grandes e de seleção brasileira. Mas eu não temo. Não tenho como temer”, iniciou.

“Eu vou ficar muito contente, muito feliz, se eu conseguir, dentro dessa carreira que eu inicio agora, conquistar pelo menos a metade dos títulos que a gente conquistou juntos e apresentar o futebol da maneira que a gente apresentou, desde os aspectos defensivos como os ofensivos, em todas as equipes que a gente passou. Eu espero conseguir isso, eu me proponho a isso”, acrescentou.

Durante sua coletiva de apresentação, Cléber fez questão de deixar claro que sua decisão é por seguir carreira como treinador e que não existe a possibilidade de voltar a trabalhar como auxiliar técnico de Tite.

“A minha decisão é de seguir carreira solo. Tanto que o Tite estava sentado com o Corinthians e eu não iria com eles. Todas as reuniões que o Tite teve antes do Corinthians não tiveram minha participação, nunca conversamos sobre isso. Sou profissional de 24 anos de parceria com ele, poderia ter tomado a decisão antes. Mas, pela relação, pelo espaço, pela confiança e pela qualidade dos trabalhos, continuei fazendo aquela função por me sentir bem. Só que, a partir do momento que tomo a decisão (de seguir carreira solo), não tem como voltar atrás”, finalizou Cléber Xavier.

Cléber Xavier é natural de Alegrete, no Rio Grande do Sul, e trabalhou como principal auxiliar de Tite durante 24 anos. Em seu início de carreira, chegou a ser técnico de times de base. Junto de Tite, Cléber esteve em duas Copas (2018 e 2022) com a seleção brasileira e outros times como Flamengo e Corinthians.

A estreia de Cléber Xavier acontece nesta quinta-feira (1), quando o Santos recebe o CRB na Vila Belmiro. Será o jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil e está marcado para às 18h (de Brasília).