Abel Ferreira sofre com ausências para jogo decisivo do Palmeiras

Abel Ferreira é fotografado passando instruções durante um jogo do Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

O Palmeiras entra em campo nesta quarta-feira (30 de abril), às 19h30 (horário de Brasília), para enfrentar o Ceará no estádio Castelão, em Fortaleza. O confronto marca a ida da terceira fase da Copa do Brasil, e o Verdão busca um bom resultado fora de casa para decidir com vantagem no duelo de volta, marcado para o dia 21 de maio, em São Paulo.

Apesar da importância do duelo, o técnico Abel Ferreira terá que lidar com ausências consideráveis no elenco. Cinco atletas estão fora por questões físicas: Bruno Rodrigues, Raphael Veiga, Marcos Rocha, Mayke e Micael não foram relacionados. A ausência de Veiga, em especial, representa um desfalque técnico significativo no meio-campo.

Raphael Veiga pelo Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)

Ao mesmo tempo, o time paulista contará com o retorno do zagueiro Murilo. Recuperado de lesão, ele volta a figurar entre os relacionados, embora deva começar no banco de reservas. A presença do defensor amplia as opções para o setor defensivo, que tem sido exigido em meio à maratona de partidas da equipe.

Aliás, a sequência intensa de compromissos tem forçado Abel Ferreira a realizar um rodízio no elenco. Assim sendo, alterações devem ocorrer entre os titulares. A provável formação inclui Weverton no gol; Giay, Gustavo Gómez, Bruno Fuchs e Piquerez na defesa; Emiliano Martínez, Richard Ríos (ou Lucas Evangelista) e Felipe Anderson no meio; Estêvão, Paulinho (ou Facundo Torres) e Vitor Roque (ou Flaco López) no ataque.

O retrospecto recente entre os dois clubes aponta leve vantagem para o Palmeiras. Nos últimos dez encontros, o time paulista venceu seis vezes, contra três triunfos do Ceará e um empate. A última partida entre eles aconteceu em julho de 2022, também no Castelão, com vitória do Verdão por 2 a 1. Naquela temporada, o Palmeiras sagrou-se campeão do Brasileirão, enquanto o Vozão acabou rebaixado para a Série B.

A partida terá transmissão exclusiva pelo Prime Video. A arbitragem será comandada por Rodrigo José Pereira de Lima (PE), com auxílio de Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Francisco Chaves Bezerra Júnior (PE). O VAR estará sob responsabilidade de Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (MG). O duelo promete ser um teste de resistência para o elenco palmeirense, que busca manter sua competitividade nas diversas frentes da temporada.