Martelo batido! Futuro de Matheus Nascimento, do Botafogo, no exterior é definido

Matheus Nascimento pelo Botafogo (Foto: Vitor Silva/Botafogo)

A trajetória de Matheus Nascimento no futebol norte-americano parece ter chegado ao fim. Emprestado ao LA Galaxy até o fim de 2025, o atacante de 21 anos não permanecerá na Major League Soccer. Isso porque, segundo o jornalista turco Ekrem Konur, o clube dos Estados Unidos decidiu não exercer a opção de compra pelo jogador revelado nas categorias de base do Botafogo.

Vale destacar, que Matheus entrou em campo apenas seis vezes pelo Galaxy, sempre saindo do banco de reservas, e não marcou nenhum gol. Desse jeito, a comissão técnica americana parece não ter se convencido do potencial imediato do jovem atacante.

Rejeição milionária e desempenho abaixo do esperado

Cabe ressaltar, que Matheus Nascimento já teve seu nome ligado a propostas expressivas do futebol europeu. O Botafogo chegou a recusar ofertas na casa dos 10 milhões de euros, apostando em um desenvolvimento mais promissor do jogador. No entanto, o desempenho do atleta ainda não correspondeu às expectativas criadas.

Antes de se transferir para a MLS, Matheus disputou o Campeonato Carioca de 2024 e marcou apenas um gol em cinco partidas. Com isso, seu aproveitamento no profissional segue modesto: são 96 jogos e 12 gols com a camisa alvinegra.

Caminho de volta ao Nilton Santos

Sendo assim, com contrato vigente até o fim de 2026, o destino mais provável de Matheus é o retorno ao Botafogo no fim da atual temporada. A menos que surja uma nova proposta no mercado, o atacante voltará a integrar o elenco alvinegro, que segue focado nas competições nacionais.

O clube carioca entra em campo nesta quarta-feira (30), contra o Capital, pela Copa Betano do Brasil, no Estádio Nilton Santos. Já no sábado (3), o desafio será diante do Bahia, pela 7ª rodada do Brasileirão Betano, na Arena Fonte Nova.

Onde Matheus pode se encaixar no time atual?

Taticamente, Matheus Nascimento é um centroavante de mobilidade, com boa leitura de espaços, mas que ainda precisa evoluir em tomadas de decisão e finalizações sob pressão. O atual esquema do Botafogo, que valoriza atacantes com participação intensa na construção das jogadas, pode beneficiá-lo.

Além disso, o retorno ao futebol brasileiro, onde já conhece o ambiente e o estilo de jogo, pode ser o cenário ideal para recuperar a confiança e retomar o protagonismo. Por isso, seu futuro próximo dependerá da adaptação ao modelo do técnico e da maturidade que apresentar em campo.