Torcida do Corinthians faz exigência direcionada a Augusto Melo

Augusto Melo - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Augusto Melo - Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

O Corinthians começou a semana com a expectativa pela estreia de Dorival Júnior, que será apresentado oficialmente nesta terça-feira (29), no CT Joaquim Grava. Contratado para substituir Ramón Díaz, o treinador já está comandando os treinos e deve implantar um perfil mais ofensivo ao time, o que gera expectativa positiva na torcida por uma reação tanto no Campeonato Brasileiro quanto na Copa Sul-Americana.

No entanto, o momento esportivo do clube dividiu espaço com uma nova turbulência política. As contas do presidente Augusto Melo foram reprovadas pelo Conselho Deliberativo do Corinthians, o que reacendeu discussões sobre a possibilidade de abertura de um processo de impeachment. A principal crítica recai sobre o aumento de R$ 829 milhões no passivo do clube apenas em 2024, além do déficit de R$ 181,7 milhões apontado no relatório financeiro.

A situação se agravou com a nota publicada pela Gaviões da Fiel na noite desta segunda-feira (29). A principal torcida organizada do clube cobrou publicamente explicações do presidente e demonstrou forte insatisfação com os rumos da administração. No comunicado, os torcedores exigem que Augusto Melo se posicione de forma transparente diante das denúncias e irregularidades apontadas nas finanças alvinegras.

“Não há mais espaço para amadores no Parque São Jorge”, diz trecho da nota. A Gaviões também critica o funcionamento do Conselho Deliberativo, apontando o estatuto como ultrapassado e o órgão como passivo diante dos problemas da gestão. A organizada promete presença constante na sede do clube ao longo da semana para acompanhar os desdobramentos da crise e cobrar respostas.

A manifestação também ressalta que a Gaviões da Fiel não toma partido em disputas políticas internas e que seu único compromisso é com a instituição Corinthians. O texto finaliza com o alerta de que a torcida está vigilante e exigirá responsabilidade dos gestores do clube.

Diante do cenário, o Corinthians vive um momento de instabilidade dentro e fora de campo. A estreia de Dorival Júnior contra o Novorizontino, nesta quarta-feira (30), pela Copa Betano do Brasil, será o primeiro teste esportivo em meio a um contexto político cada vez mais conturbado no Parque São Jorge.