O Palmeiras se pronunciou oficialmente nesta quinta-feira (01 de maio) para negar qualquer negociação entre Abel Ferreira e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A manifestação do clube ocorre após a publicação de uma coluna no jornal O Globo, que sugeria que a presidente Leila Pereira havia autorizado conversas entre o treinador e a entidade máxima do futebol brasileiro.
Notícias mais lidas:
Em nota divulgada nas redes sociais, o clube classificou a informação como falsa. “É mentirosa a informação segundo a qual a presidente Leila Pereira deu ‘sinal verde’ para o técnico Abel Ferreira negociar com a CBF”, destacou o comunicado. Segundo o clube, Leila nem sequer foi procurada por representantes da entidade até o momento.
Abel Ferreira está, sim, disposto a conversar para assumir a Seleção Brasileira, desde que haja um acordo prévio entre Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, e Leila Pereira, presidente do Palmeiras.
— Planeta do Futebol 🌎 (@futebol_info) May 1, 2025
🗞 @UOLEsporte | @andrehernan | Bruno Andrade
📸 Cesar Greco/SEP pic.twitter.com/rK5thjqOVx
Abel Ferreira também abordou o tema após a vitória sobre o Ceará. O técnico português se mostrou honrado por ter seu nome vinculado à seleção brasileira, mas reforçou seu comprometimento com o trabalho que desenvolve no Palmeiras. “É uma honra ver o nome associado a uma das melhores seleções do mundo, mas tenho contrato com o clube, o meu foco é total e absoluto com os meus jogadores”, afirmou. Ele ainda mencionou o lema da bandeira nacional: “ordem e progresso”, dizendo-se identificado com o que tem vivido no futebol brasileiro.
Atualmente, Abel possui contrato com o Palmeiras até dezembro deste ano. De acordo com Leila Pereira, o planejamento do clube é renovar o vínculo com o treinador até o fim de sua gestão, em 2027. “Todos sabem do meu desejo de renovar com ele. Nenhuma pessoa da CBF ou ligada à entidade nos procurou. Se houver interesse, tenho certeza de que o presidente Ednaldo vai me telefonar antes”, declarou a mandatária alviverde.
Enquanto a CBF tenta encontrar um substituto para Carlo Ancelotti, com quem a negociação não avançou, o nome de Abel passou a ser especulado. Contudo, conforme apuração de colunistas do UOL, Jorge Jesus é considerado a opção mais natural. A entidade já teria, inclusive, destacado um advogado para analisar os termos contratuais de Abel com o Palmeiras, a fim de entender possíveis cláusulas de rescisão.
Entretanto, a sondagem por parte da CBF não foi bem recebida no ambiente palmeirense. Afinal, o clube paulista está envolvido em uma fase decisiva da temporada, com a proximidade do Mundial de Clubes. A saída do técnico neste momento é vista como improvável, pois a comissão técnica está focada nos desafios imediatos da equipe.
Portanto, mesmo diante do interesse da CBF, o cenário atual indica que Abel Ferreira seguirá à frente do Palmeiras, mantendo o foco nos compromissos e objetivos traçados para 2025.