O mundo do surfe é recheado de lendas que vão de nomes como Kelly Slater, Tom Curren e Andy Irons, até os atletas brasileiros, como Gabriel Medina, Ítalo Ferreira e Adriano de Souza.
Notícias mais lidas:
Cada surfista teve o seu momento e marcou o seu nome na história, inclusive, lendas como Medina fazem sucesso nas casas de apostas e movimentam cada etapa. Aposta é assunto para adultos.
Cada atleta no mundo do surfe teve as suas contribuições únicas, incluindo títulos, estilos revolucionários e impacto cultural no esporte. O maior deles, considerado pela maioria das pessoas, é Kelly Slater.
Kelly Slater: o maior campeão
Quando se fala em surfe, não tem como deixar Kelly Slater de fora. O surfista é o recordista em títulos mundiais, além de ser o mais bem-sucedido financeiramente e mais famoso de todos os tempos.
São 11 títulos mundiais, o último em 2011. Além disso, tem como recorde 57 vitórias, além de ser quem mais venceu na mesma temporada, com sete. O GOAT também foi o campeão mundial mais jovem, com 20 anos, além do mais velho, com 39.
Em duas ocasiões ele ainda conseguiu a maior pontuação possível, com 20 de 20 pontos possíveis.
Mark Richards, o MR
Mark Richards foi outro grande surfista, na lista dos melhores da história. Foram quatro títulos mundiais para o australiano, famoso também pela inovação no design de pranchas, popularizando as twin-fins.
Andy Irons: o homem que ameaçou Kelly Slater
Andy Irons foi tricampeão mundial seguido, entre 2002 e 2004, um dos únicos a ameaçar Kelly Slater na era de ouro do GOAT. Além disso, ele também foi campeão júnior, venceu duas vezes o US Open of Surfing e conquistou quatro Tríplice Coroa Havaiana.
Tom Curren, um dos pioneiros
Tom Curren foi um dos primeiros surfistas a ter grande destaque, conquistando títulos mundiais em 1985, 1986 e 1990. Ele chegou a estabelecer o recorde de 33 vitórias no Circuito Mundial, sendo superado anos depois por Kelly Slater. A lenda foi um dos responsáveis por contribuir na criação de pranchas com o designer George Greenough.
Nova era: brasileiros dominam o surf
O Brasil domina a era atual do surfe, com sete dos últimos 10 campeonatos mundiais da modalidade. Nessa linha, Gabriel Medina é um dos maiores nomes do surfe brasileiro.
Tricampeão, ele levou a melhor em 2014, 2018 e 2021, o primeiro brasileiro a ser campeão. Além disso, é o surfista do país com mais triunfos em etapas da WCT, com 18.
Ítalo Ferreira é outro destaque. Campeão Mundial em 2019, ele foi o primeiro medalhista de ouro da modalidade, conquistando nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Da mesma geração, Filipe Toledo é mais um nome histórico. Campeão mundial em 2022 e 2023, é famoso principalmente por dominar etapas do Rio e do US Open of Surfing.
Por fim, mais um nome brasileiro que não pode ficar de fora da lista é Adriano de Souza, o surfista que mais venceu baterias de Kelly Slater, com 11 de 15 oportunidades. Ele foi campeão mundial em 2015, o segundo atleta do país ao alcançar o feito.