Dorival Jr promove mudanças importantes no Corinthians

Dorival Jr. em sua primeira coletiva como técnico do Corinthians - Foto: Rodrigo Coca/Agência SCCP
Dorival Jr. em sua primeira coletiva como técnico do Corinthians - Foto: Rodrigo Coca/Agência SCCP

Na estreia de Dorival Júnior à frente do Corinthians, a equipe venceu o Novorizontino por 1 a 0, fora de casa, na noite de quarta-feira (30 de abril), em confronto válido pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil. A vitória, embora magra, marcou o início de um novo momento no clube, com mudanças visíveis na proposta de jogo alvinegra.

O treinador optou por poupar alguns titulares, como Raniele e Carrillo, e escalou o time com quatro meias de origem: Maycon, Alex Santana, Charles e Breno Bidon. A decisão representou um ajuste tático importante, que remeteu ao sistema que garantiu bons resultados sob o comando de Ramón Díaz, especialmente na sequência de nove vitórias no último Brasileirão. Contudo, Dorival preferiu uma estrutura mais flexível, sem repetir integralmente o losango utilizado anteriormente.

Escudo do Corinthians na Néo Química Arena (Foto Reprodução/Instagram)

Segundo o técnico, a ideia era fortalecer o setor de criação e equilibrar a equipe entre defesa e ataque. “Um jogador como o Charles não é basicamente um volante. Jogamos com um volante e dois meias, sendo um terceiro homem vindo de fora para dentro, que era o Bidon”, explicou o treinador. Ainda de acordo com Dorival, até mesmo Maycon teve papel diferente, atuando como um segundo homem no meio-campo.

A ausência de Rodrigo Garro, ainda em processo de recuperação de uma tendinopatia patelar no joelho direito, continua sendo um desafio. Sem o meia argentino, a equipe segue sem um armador de origem. Apesar de ter jogado mais recuado contra o Novorizontino, Breno Bidon não desempenhou esse papel. Isso abre margem para que outro nome ganhe espaço no setor criativo.

Igor Coronado, que não entrou em campo na última partida, é visto como uma das opções mais naturais para a função de articulador. Dorival Júnior reconheceu o potencial do atleta, mas condicionou sua utilização ao desempenho apresentado nos treinos. “Vamos dar tempo para que ele busque seu melhor e tenha oportunidades. Quero contar com o atleta, desde que ele me mostre em campo que está pedindo passagem”, destacou o treinador.

O próximo compromisso do Corinthians está marcado para sábado (3 de maio), às 18h30 (horário de Brasília), na Neo Química Arena. O adversário será o Internacional, em duelo pelo Campeonato Brasileiro. Atualmente, o clube ocupa a 12ª posição na tabela, e a expectativa é de que Dorival mantenha parte das alterações implementadas, a fim de consolidar sua proposta de jogo.