Fabinho Soldado, do Corinthians, toma atitude importante contra arbitragem

Fabinho Soldado durante coletiva do Corinthians (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)

Após a vitória do Corinthians sobre o Internacional por 4 a 2, no sábado (03), pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro, o executivo de futebol do clube paulista, Fabinho Soldado, demonstrou forte insatisfação com a atuação do árbitro Paulo César Zanovelli. Embora o resultado tenha sido positivo para o time da casa, a arbitragem foi duramente criticada por decisões que, segundo o dirigente, causaram insegurança durante o jogo.

O principal motivo da insatisfação foram dois gols anulados do Corinthians no segundo tempo, ambos após revisão do VAR. Conforme apontado por Fabinho, os lances poderiam ter sido resolvidos em campo. “Insegurança geral. O árbitro estava com medo de errar, de ser punido”, declarou o dirigente, ao deixar a Neo Química Arena. Segundo ele, esse tipo de atuação tem gerado instabilidade entre as equipes a cada rodada.

Aliás, a diretoria do Corinthians pretende oficializar uma queixa junto à Confederação Brasileira de Futebol. Fabinho afirmou que o clube irá seguir o procedimento determinado pela entidade para protocolar a reclamação. “Vamos colaborar com o futebol brasileiro, para que haja uma uniformidade nos critérios”, completou o dirigente.

Apesar das polêmicas envolvendo a arbitragem, o Corinthians somou três pontos importantes e ultrapassou o Internacional na tabela. Com dez pontos, o clube alvinegro ganhou fôlego na competição. Entretanto, os questionamentos sobre a arbitragem não foram abafados pela vitória, pois tocaram em um problema recorrente no torneio.

Eventualmente, o uso do VAR continua sendo tema de debate entre jogadores, técnicos e dirigentes. Conforme argumentado por Fabinho, a interferência excessiva em lances considerados mínimos atrapalha o ritmo da partida e compromete a autoridade do árbitro principal.

O próximo compromisso do Corinthians será na terça-feira (06 de maio), novamente na Neo Química Arena, onde enfrentará o América de Cali pela Copa Sul-Americana.