Oficial! Flamengo contrata novo treinador

Uniforme do Flamengo - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Uniforme do Flamengo - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

O Flamengo tem um novo treinador contratado para as categorias de base. Depois do português Nuno Campos assumir o Sub-20, o Rubro-Negro se acertou com Diogo Calhau, ex-técnico do Fluminense, para comandar o Sub-16. A informação foi publicada inicialmente pelo canal do “Flazoeiro”.

Diogo Calhau estava no comando da categoria sub-15 do Fluminense, mas tem destaque na base vestindo a camisa da seleção brasileira. Ele esteve a frente do Sub-17 do Brasil que conquistou o Sul-Americano de 2025, que aconteceu em abril e não contou com nenhum jogador do Flamengo. Na ocasião, o Brasil derrotou a Colômbia nas penalidades.

A contratação de Diogo Calhau faz parte do processo do Flamengo de reformulação do trabalho de base do clube. Com a chegada de José Boto, o Rubro-Negro espera voltar a revelar atletas em uma maior quantidade e, além disso, vender em maior escala para a Europa. Vale ressaltar que o português tem grande case de sucesso no Benfica, que inclusive é referência no trabalho de captação e venda

“Existe um plano de reestruturação da base, de pensar mais o perfil do jogador do que o resultado na base. Para mim resultado na base é o que o Benfica fez, que começou a colocar a base no time principal e passou a vender todos por cifras enormes”, disse José Boto em entrevista no início do ano à ESPN.

Diogo Calhau volta ao Flamengo após 22 anos

Essa não será a primeira vez de Diogo Calhau defendendo as cores do Flamengo. Ele já trabalhou no clube há mais de 20 anos. Em 2003, o profissional foi auxiliar na lapidação e desenvolvimento de jogadores das categorias sub-13 e sub-15.

Com as Licenças A e B da CBF, já tem passagens por Madureira, Botafogo, Audax, Vasco e, além de treinador, também foi preparador de goleiros.