Enquanto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não define o próximo técnico da seleção, o nome de Abel Ferreira segue como uma das possibilidades ventiladas nos bastidores. Contudo, a ideia de ver o atual treinador do Palmeiras à frente do escrete canarinho divide opiniões, inclusive entre nomes influentes da imprensa esportiva.
Notícias mais lidas:
André Rizek, apresentador do SporTV, demonstrou ressalvas quanto à escolha de Abel. Segundo ele, a crítica não está relacionada à nacionalidade do treinador, tampouco à sua capacidade técnica, que considera indiscutível. A preocupação, segundo o jornalista, é com o perfil exigido para o comando da seleção brasileira, que envolve também uma função representativa diante do mundo do futebol.

“Não é por ele ser estrangeiro, não é pela competência, até porque ela é inquestionável, mas esse cargo de técnico da seleção brasileira você exerce também a função de embaixador do futebol brasileiro pelo mundo”, declarou Rizek, em tom crítico.
O jornalista ainda fez uma comparação direta com Dunga, ex-volante da seleção que assumiu o cargo de técnico em duas passagens distintas. Conforme Rizek, embora o trabalho de Dunga tenha sido competitivo, sua postura diante da imprensa foi um dos motivos para sua saída. “O Dunga, por exemplo, foi um bom técnico de seleção brasileira e um péssimo embaixador”, afirmou, ao relacionar essa característica ao estilo de Abel Ferreira.
Em contrapartida, Edmilson, campeão do mundo em 2002, avalia que Abel seria uma escolha positiva. Durante entrevista à CazéTV, o ex-jogador elogiou a capacidade de gestão e o conhecimento do futebol brasileiro demonstrado pelo português desde sua chegada ao Palmeiras. “Assumiu o Palmeiras com pouca experiência, fez jogadores normais jogarem [bem]”, destacou, apontando que o treinador já conhece a dinâmica da imprensa nacional.
A CBF, entretanto, mantém Carlo Ancelotti como principal opção para o cargo. Desde a saída de Tite, o técnico do Real Madrid é o nome mais desejado pela entidade. O presidente Ednaldo Rodrigues já havia tentado contratá-lo anteriormente e, segundo informações recentes da imprensa internacional, voltou a entrar em contato com o italiano por meio de um emissário.
Aliás, rumores divulgados na última segunda-feira sugeriram que Ancelotti estaria em processo de rescisão com o clube espanhol, o que abriria caminho para um acerto com a seleção. Apesar disso, a indefinição permanece, e o cenário segue sem confirmação oficial por parte da CBF ou do treinador.