Boa notícia! Ele acabou de chegar e já ganhou aprovação no Santos

Escudo do Santos (Foto: Reprodução/Instagram)

Desde que assumiu o comando técnico do Santos no dia 29 de abril, Cléber Xavier tem causado boa impressão nos bastidores do clube. A diretoria alvinegra enxerga evolução na postura do time e avalia positivamente os primeiros movimentos do ex-auxiliar de Tite, que foi contratado duas semanas após a saída de Pedro Caixinha.

A estreia do novo treinador ocorreu no empate por 1 a 1 com o CRB, pela Copa do Brasil. Em seguida, a equipe foi superada pelo Grêmio por 1 a 0, em Porto Alegre, em confronto válido pela Série A. Apesar dos resultados ainda modestos, houve reconhecimento interno quanto ao desempenho apresentado, especialmente diante dos gaúchos.

De acordo com membros do alto escalão santista, a equipe demonstrou sinais de melhora consideráveis. A atuação no duelo contra o Grêmio, aliás, foi considerada “boa” mesmo com a derrota, em virtude de uma performance mais organizada e competitiva. A posse de bola, por exemplo, foi superior ao adversário (55% contra 45%), além do maior número de finalizações (13 a 8), conforme dados do Sofascore.

Nesse confronto, Cléber Xavier optou por alterações importantes no time titular. Jogadores como Gil, Diego Pituca e Tiquinho Soares perderam espaço, enquanto Luan Peres, Tomás Rincón e Deivid Washington foram acionados desde o início. Tais escolhas evidenciam uma tentativa clara de imprimir nova dinâmica e filosofia ao elenco, mesmo em meio a um cenário adverso na tabela.

Além do treinador, a comissão técnica também foi reformulada com a chegada de profissionais que integravam a equipe fixa de Tite. Matheus Bachi e Vinicius Marques, auxiliares técnicos, juntaram-se a Fábio Mahseredjian, novo preparador físico. Todos estavam ao lado de Tite até o afastamento do treinador por questões de saúde mental.

A atmosfera no CT Rei Pelé é descrita como mais positiva e com expectativa crescente por dias melhores. “A forma como ele conduz os treinamentos tem agradado bastante”, revelou um dirigente, em condição de anonimato. A confiança nos métodos aplicados por Cléber é crescente, sobretudo pela clareza tática e postura ativa nas partidas.

Atualmente, o Santos ocupa a penúltima posição do Campeonato Brasileiro, com quatro pontos conquistados em sete partidas. A próxima chance de reação está marcada para segunda-feira (12), quando o time enfrenta o Ceará no Allianz Parque, às 20h. Para este compromisso, há expectativa de retorno de atletas que estavam em processo de recuperação física.