Palmeiras traça plano para jogador virar titular no time de Abel Ferreira

Allianz Parque, estádio do Palmeiras (Foto: Reprodução/Palmeiras)

Após superar uma cirurgia na perna direita, realizada durante as férias em dezembro, Paulinho vem sendo integrado gradativamente ao elenco do Palmeiras. O camisa 10, contratado no início da temporada, já soma seis participações saindo do banco de reservas, mas ainda não foi escolhido para iniciar uma partida.

Conforme explicou o próprio jogador, essa decisão está relacionada ao planejamento definido pelo Núcleo de Saúde e Performance, e não a uma preferência tática por parte da comissão técnica.

Estamos na fase quatro. Liberado, mas com controle de carga, tanto nos treinamentos quanto nos jogos”, declarou o meia-atacante após a vitória sobre o Cerro Porteño, por 2 a 0, na última quarta-feira (07). Essa etapa é a última com restrições. Na fase seguinte, Paulinho estará completamente liberado para disputar uma vaga entre os titulares, sem limitações físicas.

Apesar da condição atual, o atleta tem se mostrado efetivo quando acionado. Contra os paraguaios, ele entrou aos 18 minutos do segundo tempo, substituindo Facundo Torres na ponta esquerda. Durante os 33 minutos em campo, acertou o travessão e deu a assistência para o segundo gol, marcado por Vitor Roque. Além disso, registrou 100% de acerto nos 21 passes tentados e ainda realizou um desarme.

O goleiro foi muito bem no reflexo. Eu vi que a bola ficou um pouco para trás, o Vitor tentou colocar o pé ainda, e fui feliz no chute. Foi um bom chute”, avaliou Paulinho sobre o lance que quase resultou em gol. Ele também destacou seu foco em contribuir de maneira ofensiva sempre que entra:

Quando entro, sempre penso em produzir jogadas para frente, para finalizar, e consegui fazer isso.”

O início de sua trajetória no Palmeiras foi marcado por cuidados médicos. O clube já tinha conhecimento da cirurgia antes da assinatura do contrato e, por considerar o procedimento simples, não viu impeditivos para sua contratação. Surpreendentemente, a recuperação aconteceu mais rápido que o previsto. A expectativa inicial era que o retorno ocorresse apenas em maio, mas ele já estava disponível desde o início de abril.

Aos poucos, o camisa 10 se firma como uma alternativa viável no ataque, especialmente em um elenco que vem mostrando profundidade e competitividade. A vitória sobre o Cerro Porteño, aliás, consolidou a classificação antecipada para as oitavas de final da Libertadores e garantiu a liderança do grupo, após a derrota do Bolívar para o Sporting Cristal.

Nosso elenco é muito forte, todos querem estar aptos para jogar. O professor tem que quebrar a cabeça para escalar os 11. É importante mantermos a pontuação nos próximos jogos para ficarmos na primeira colocação geral”, comentou Paulinho sobre a disputa interna e os objetivos da equipe nesta reta final da fase de grupos.

Enquanto isso, ele segue com paciência, aguardando o momento ideal para receber sua primeira chance como titular. “Estou à espera do professor, do departamento médico, com paciência, tranquilo. No momento certo a gente vai começar o jogo”, concluiu.