Flamengo notifica clube por dívida de jogador

CT Ninho do Urubu - Foto: Paula Reis

O Flamengo oficializou, na sexta-feira (09), a notificação ao Estrela da Amadora, clube português, exigindo o pagamento de uma dívida milionária envolvendo os jogadores André e Igor Jesus. A diretoria rubro-negra estipulou o prazo de dez dias para a quitação total do débito.

Os dois atletas, revelados pelas categorias de base do Flamengo, foram vendidos ao Estrela da Amadora no meio do ano passado. O atacante André, que já atuava por empréstimo em Portugal, foi negociado por 500 mil euros. Já o volante Igor Jesus teve 50% de seus direitos econômicos vendidos por 2 milhões de euros. No entanto, o clube português não efetuou o pagamento de nenhuma parcela dessas transações.

Igor Jesus — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Posteriormente, o Estrela revendeu os dois jogadores. André foi transferido para o Rio Ave, também de Portugal, por 2,2 milhões de euros. Igor Jesus, por sua vez, foi negociado com o Los Angeles FC, dos Estados Unidos, por 4 milhões de euros. O Flamengo, que ainda mantinha porcentagens sobre os direitos econômicos de ambos, calcula um total a receber superior a R$ 34 milhões.

De acordo com a notificação, o Rubro-Negro exige 500 mil euros pela venda inicial de André, além de 880 mil euros referentes aos 40% de direitos restantes. No caso de Igor Jesus, cobra-se 2 milhões de euros da primeira operação, além de mais 2 milhões referentes aos 50% mantidos.

A diretoria jurídica do Flamengo alertou que, caso a pendência não seja solucionada dentro do prazo estipulado, o clube acionará a Fifa novamente. “Já vencemos os processos anteriores contra o Estrela”, afirmou um representante do departamento.

Caso não haja resolução, o Estrela da Amadora poderá ser punido com um transfer ban, impedindo o clube de registrar novos atletas nas próximas janelas de transferências.