Palmeiras x São Paulo: inteligência artificial crava resultado

Jogadores do Palmeiras reunidos durante partida da Copa do Brasil 2024 (Foto: Reprodução/Palmeiras)

O clássico entre Palmeiras e São Paulo, marcado para o domingo (11 de maio), às 17h (horário de Brasília), na Arena Barueri, promete ser mais um capítulo disputado entre as equipes. Desde o último encontro, na semifinal do Campeonato Paulista, ambos os times passaram por modificações consideráveis, tanto na escalação quanto no desempenho recente na temporada.

Na ocasião do duelo válido pelo estadual, o Palmeiras venceu por 1 a 0 utilizando uma formação com Weverton no gol, Marcos Rocha e Vanderlan nas laterais, além de Murilo e Micael na zaga. No meio-campo, Ríos, Martínez e Raphael Veiga foram os escolhidos, enquanto Estevão, Rony Roque e Facundo completaram o setor ofensivo. Contudo, o cenário atual apresenta novidades relevantes.

Abel Ferreira é fotografado passando instruções durante um jogo do Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

Na lateral-esquerda, Piquerez retorna após lesão e deve assumir o posto de titular. Pela direita, Giay ganhou espaço devido às lesões de Mayke e Marcos Rocha, embora ambos estejam voltando a ser relacionados. Na zaga, Gustavo Gómez recuperou sua vaga entre os titulares, enquanto Micael, com problema no tornozelo, está fora. Murilo e Fuchs disputam a outra posição no miolo defensivo.

No meio-campo, a principal novidade é a entrada de Felipe Anderson, que atravessa boa fase e deve assumir a vaga de Veiga, ainda em recuperação física. Com isso, Abel Ferreira reorganizou o setor e passou a centralizar Estevão, deslocando Anderson para o lado direito do ataque. A provável escalação palmeirense conta com Weverton; Giay, Murilo (ou Fuchs), Gómez e Piquerez; Ríos, Martínez e Estevão; Felipe Anderson, Roque e Facundo.

Do lado tricolor, a formação da semifinal teve Rafael no gol, Alan Franco, Arboleda e Ferraresi na defesa, com Enzo Díaz, Oscar, Alisson e Cédric no meio, e Luciano, Lucas Moura e Calleri no ataque. Desde então, a equipe comandada por Luis Zubeldía teve contratempos importantes. Oscar está sem atuar desde 2 de abril, mas pode retornar. Lucas Moura ficou um mês fora por lesão e, embora tenha voltado recentemente, ainda é dúvida para o clássico. Calleri, por sua vez, sofreu uma grave lesão no joelho e está fora da temporada.

A provável escalação do São Paulo deve contar com Rafael; Alan Franco, Arboleda e Ferraresi; Enzo Díaz, Alisson, Marcos Antônio, Lucas e Cédric; André Silva e Ferraresi. Mesmo com desfalques, o Tricolor chega invicto desde a última vez que enfrentou o Verdão, somando cinco vitórias e sete empates. O Palmeiras, por sua vez, teve desempenho mais sólido, com dez vitórias, dois empates e duas derrotas no mesmo período.

Previsão da Inteligência Artificial para Palmeiras x São Paulo

No clássico paulista, o Palmeiras chega como líder e apresenta um elenco claramente superior tecnicamente, com maior potencial de decisão individual. O São Paulo, embora invicto, acumula muitos empates e sofre com importantes ausências. Esses elementos certamente pesarão contra o Tricolor.

Portanto, levando em conta o desempenho atual e as individualidades que podem decidir, é certo afirmar que: o Palmeiras sairá vencedor do clássico contra o São Paulo.