Agora! Rodrigo Caio assina com o Flamengo

Rodrigo Caio assiste homenagem da torcida do Flamengo com seus filhos em despedida no Maracanã (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Rodrigo Caio está de volta ao Flamengo. O ex-zagueiro, multicampeão com o clube, foi integrado à comissão técnica liderada por Filipe Luís para o lugar de Daniel Alegria. A reapresentação no Ninho do Urubu acontece nesta terça-feira (13), marcando o início de uma nova etapa em sua trajetória no futebol, desta vez fora das quatro linhas.

A chegada do ex-jogador ao cargo ocorre após a saída de Daniel Alegria, profissional que acompanhava Filipe Luís desde as categorias de base e exercia função relevante nos treinos de bola parada. A mudança, conforme apurado, se deu por decisão da comissão técnica, que identificou a necessidade de uma nova abordagem profissional.

“Buscamos alguém com vivência recente dentro de campo, capaz de dialogar e contribuir nas decisões diárias”, informou um membro da equipe técnica.

Embora não vá atuar exclusivamente como responsável por jogadas ensaiadas, Rodrigo Caio assume uma função que, ainda de acordo com o ‘ge’, exige sensibilidade prática e conhecimento tático. Aliás, seu histórico pelo clube rubro-negro o credencia para essa missão.

Passagem e idolatria pelo Flamengo

Contratado em dezembro de 2018, defendeu o time por cinco temporadas, acumulando 151 partidas, seis gols e onze títulos — entre eles, a Libertadores, o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil, a Recopa Sul-Americana e a Supercopa do Brasil.

Após sua saída do Flamengo, em dezembro de 2023, Rodrigo ainda vestiu a camisa do Grêmio antes de decidir pela aposentadoria. Agora, retorna ao clube onde viveu seu auge, não como atleta, mas como parte do staff técnico.

Rodrigo Caio e Filipe Luís pelo Flamengo (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Comissão técnica

Filipe Luís, por sua vez, conta com outros dois auxiliares: Ivan Palanco e Márcio Torres. Ambos também vieram das divisões de base, assim como o preparador físico Diogo Linhares, promovido junto com o treinador. Completam a equipe técnica os preparadores Arthur Peixoto e Júnior Bezerra, além dos treinadores de goleiros Thiago Eller e Fábio Pacobahyba.